Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Projeto que proíbe produtos testados em animais avança na Câmara

A proibição de produtos testados em animais avança na Câmara dos Deputados com a aprovação de um novo projeto de lei


Por Redação Publicado 30/11/2024
Ouvir: 00:00
congresso nacional Brasília
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A proibição de produtos testados em animais avança na Câmara dos Deputados com a aprovação de um novo projeto de lei.

Detalhes do Projeto de Lei

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa proibir a importação e a produção local de cosméticos, perfumes, produtos de limpeza, cigarros e similares que tenham sido testados em animais.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Se a proposta se tornar lei, a proibição se estenderá também aos componentes e insumos utilizados na cadeia de produção desses produtos.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Nilto Tatto (PT-SP), ao Projeto de Lei 4.033 de 2021, do deputado Célio Studart (PSD-CE).

O relator fez ajustes no texto, indicando que a medida será regulamentada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que é o órgão competente. Além disso, a produção local que utilize testes em animais também será proibida, evitando contradições com a importação.

O deputado Tatto enfatizou a importância da mudança, afirmando que a eliminação de cosméticos que utilizem testes em animais é uma tendência inevitável da indústria.

Próximos Passos na Tramitação

Após a aprovação pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, o Projeto de Lei 4.033 de 2021 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para que o projeto se torne lei, ele precisa ser aprovado tanto pela Câmara quanto pelo Senado.

Os próximos passos incluem a discussão e votação nas comissões mencionadas, onde poderão ser feitas novas alterações antes de seguir para o plenário.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse este link.