Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

27 de setembro de 2024

Reabertura da ponte de acesso à Ilha dos Marinheiros em Rio Grande é adiada para 2025

Para mitigar os impactos na mobilidade dos moradores da Ilha dos Marinheiros, a prefeitura providenciou uma balsa, emprestada pelo Exército Brasileiro, que chegou neste sábado (6) para iniciar a operação


Por Pablo Bierhals Publicado 07/07/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 – 2024-07-06T114633.056
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Grande

Essencial para o acesso à Ilha dos Marinheiros, em Rio Grande, a Ponte Wilson Mattos Branco, permanecerá fechada até 2025. A estrutura foi interditada pela prefeitura nesta semana devido ao risco de colapso. Apesar do diagnóstico inicial indicar que a ponte pode ser recuperada, o processo de reparo ainda está em fase de planejamento. A informação é do Jornal do Comércio.

De acordo com o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, equipes de engenheiros municipais, juntamente com agentes da Zeladoria e do Trânsito, estão conduzindo estudos detalhados para definir a melhor abordagem para a recuperação da ponte. “Embora interditada, a ponte pode ser reparada. Estamos na fase inicial da estabilização e continuaremos com análises abrangentes sobre a estrutura,” afirmou Branco.

Estimativas e Impactos das Chuvas

Até o momento, não há uma estimativa precisa dos custos ou da data exata para a conclusão das obras de recuperação. Os danos na ponte foram agravados pelas fortes chuvas que atingiram Rio Grande em maio. “Estimamos pelo menos seis meses para a recuperação completa da ponte. Ainda estamos finalizando os orçamentos necessários,” explicou o prefeito.

Alternativa de Transporte: Balsa Gratuita para Moradores

Para mitigar os impactos na mobilidade dos moradores da Ilha dos Marinheiros, a prefeitura providenciou uma balsa, emprestada pelo Exército Brasileiro, que chegou neste sábado (6) para iniciar a operação. “Estamos construindo uma cabeceira para a balsa e, até a próxima sexta-feira (12), ela estará disponível para a população,” garantiu Branco, acrescentando que a data de início pode ser antecipada. A balsa tem capacidade para transportar cerca de 40 pessoas por vez, e a travessia será gratuita para os residentes.

Busca por Soluções Permanentes

Além da balsa emprestada, a prefeitura está em busca de uma balsa para alugar, visando garantir um meio de transporte contínuo para a comunidade, caso consiga financiamento público. A Ilha dos Marinheiros, com 1.500 moradores, está localizada a 30 quilômetros do centro de Rio Grande.

Serviços de Travessia e Condições das Estradas

Atualmente, a travessia de pessoas e mantimentos é realizada por donos de embarcações licenciados pela Capitania dos Portos, que oferecem serviços particulares na localidade de Porto Rei, cobrando R$ 5 por passageiro e transportando até 20 pessoas por viagem. No entanto, as estradas que levam ao local da travessia têm trechos alagados devido às chuvas recentes. “Algumas áreas do interior e ruas mais baixas ficaram alagadas por até 30 dias,” detalhou Branco.

Suspensão do Transporte Interno

Devido às inundações, o micro-ônibus que atende a população da Ilha até Porto Rei teve seu serviço suspenso. A retomada do transporte depende das condições climáticas e da estrada, que atualmente não são favoráveis. Quando em operação, o veículo transporta 20 pessoas por viagem, passando pelas comunidades Clínica, Bandeirinhas, Fundos e Marambaia até Porto Rei.