Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Recuperação da estrada da Z3 está concluída

Nesta quarta-feira (3) está prevista a recapagem do leito com saibro fino e patrolamento de ruas internas da Colônia de Pescadores


Por Renan Ferreira Publicado 02/07/2024
Ouvir: 00:00
Design-sem-nome-5

A recuperação da avenida Rubens Machado Souto – estrada que liga o Balneário dos Prazeres à Colônia de Pescadores Z3 – está concluída. Desde o início de junho, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), dedica-se com maquinário e equipes à recomposição do leito da via. Durante a crise climática de maio, a área foi inundada pela Lagoa dos Patos, acumulando uma grande quantidade de areia que impossibilitou totalmente o trânsito.

Para esta quarta-feira (3), está prevista a última etapa. Será realizada a colocação de saibro fino para recapagem, mas todo o percurso, já está restabelecido desde o final da tarde de segunda-feira (1º). As vias internas da Colônia, principalmente de trajeto do transporte coletivo, também recebem manutenção.

“Na Colônia de Pescadores, a enchente atingiu as ruas, moradias e estabelecimentos. Para restabelecer o trajeto do transporte coletivo, vamos intensificar o trabalho de máquinas e equipes, nas vias de itinerário, garantindo estabilidade, segurança e mais conforto aos usuários. O cronograma prioritário entra em atendimento nesta quarta-feira”, informa o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.

O titular da Secretaria de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, informa que, tão logo as ruas internas da Colônia de Pescadores, utilizadas pelo transporte coletivo convencional da linha da Z3, tenham as condições de trafegabilidade recuperadas. O Consórcio retomará a rotina da prestação dos serviços, com os ônibus e horários normais, divulgados na grade pelo portal.prati.com.br.

Para lembrar

A Z3, 2º distrito de Pelotas, foi a região mais agredida, em Pelotas, pela força das manifestações climáticas do mês de maio. A principal estrada à localidade, avenida Rubens Machado Souto, assoreada com grande volume de areia, deixou a Colônia de Pescadores isolada. O percurso provisório servia somente para tráfego de veículos pesados do Exército e Defesa Civil, que transportavam itens indispensáveis aos moradores.

Quando baixaram as águas da Lagoa, que inundaram a avenida Rubens Machado Souto, a força-tarefa voltou-se à recuperação daquela via, considerando ser o acesso mais rápido e adequado à Colônia de Pescadores. Foram removidas inúmeras cargas de areia da estrada e destinadas à parte da orla. O leito recebeu saibro com pedras de todos os tamanhos, espalhados e compactados, para permitir trânsito seguro e estável. Por um período, o transporte coletivo conduzia os usuários até a ponte do arroio Totó, onde a população contava com assistência de embarcações da Defesa Civil. Depois, ônibus escolares passaram a fazer o trajeto entre a Colônia de Pescadores e a praça Aratiba, no Balneário dos Prazeres. Esse sistema se mantém até o retorno dos ônibus convencionais da linha, previsto para breve.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *