Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Abertura Oficial da Colheita da Uva será neste sábado

No domingo (2), haverá banca nas proximidades do Trapiche, Laranjal e será lançada sexta-feira (7), oficialmente, às 11h, no Largo do Mercado


Por Redação Clic Pelotas Publicado 31/01/2025
Ouvir: 00:00
FOTO DESTAQUE (13)
Foto: Michel Corvello

A 15ª Abertura Oficial da Uva de Pelotas está confirmada para sábado (1º), às 14h, na propriedade dos produtores Aline Kurz e de Nerviton Carniato, na colonia Santa Helena, Rincão da Cruz, 8º distrito. No evento, às 15h, serão escolhidas a rainha e a princesa que formarão a Corte da Uva 2025, com a tarefa de divulgar e representar a cultura no município. As inscrições para candidatas continuam abertas.

A tradicional Feira Municipal Uvas de Pelotas será lançada sexta-feira (7), oficialmente, às 11h, no Largo do Mercado, mas, a partir da segunda-feira (3), começará a comercialização da fruta, em conjunto com a venda da banca do morango.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Os eventos relacionados à safra da uva são coordenados pela Prefeitura/SDR, Emater, Embrapa, Universidade Federal de Pelotas, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores, com apoio do Sicredi.

A Feira Municipal Uvas de Pelotas

A abertura oficial da Feira Municipal Uvas de Pelotas, confirmada para sexta-feira (7), terá atividade comercial antecipada. No domingo (2), haverá banca nas proximidades do Trapiche, Laranjal, considerando o movimento previsto para o feriado alusivo às festividades de Iemanjá e Navegantes. Na segunda-feira, as vendas se iniciarão na banca no Centro, junto ao Mercado Central. Listagem das bancas, com endereços e dias da semana de atendimento nos bairros, será divulgada em breve.  

Em Pelotas, 56 agricultores atuam com produção de uvas, sendo 39 para a indústria de sucos e vinhos e 17 para atividade comercial. A zona rural, de acordo com informações da Emater, conta com 13,5 hectares cultivados com uva irrigada de mesa e 20,5 para a indústria.

Leia também:

FETRAF-RS aponta necessidade de medidas para enfrentar alta dos preços e fortalecer agricultura familiar

Projeto resgata 8 toneladas de alimentos por semana e destina a famílias carentes no Brasil