Artesãos de Rio Grande participam de curso de qualificação em design
Curso ofertado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae busca qualificar artesanato característico da cidade do Rio Grande e fortalecer o setor do turismo no município
Artesãos de Rio Grande participam de curso de qualificação em design. Com o intuito de valorizar a cultura e a identidade local a partir da produção de artesanato na cidade do Rio Grande a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT) em parceria com o Sebrae Rio Grande, está proporcionando a realização de um curso de capacitação em design para artesanato a artesãos rio-grandinos que elaboram produtos que fazem referência ao município.
O curso conta com 30 participantes e está sendo realizado entre os dias 14 e 17 de outubro, no Paço Municipal. A formação, que está sendo ministrado pela consultora Fernanda Galvão Sklovsky, também servirá como etapa para desenvolvimento de produtos aptos ao recebimento do Selo RG Local. O Selo RG Local é uma iniciativa de certificação de origem de produto desenvolvida pela SMDIT que busca a valorização da produção artesanal tipicamente rio-grandina, trazendo mais um diferencial para os produtos locais e contribuindo para a promoção turística do município.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
O curso de formação ofertado aos artesãos rio-grandinos faz parte de uma iniciativa que busca, a partir de uma construção coletiva entre Prefeitura Municipal, Sebrae e atores do setor de turismo no município, desenvolver um posicionamento municipal para o setor. Contando com 23 projetos – sendo 15 principais e 8 complementares – o projeto conta com o desenvolvimento de ações para melhorias em infraestrutura turística, qualificação na prestação de serviços, e capacitação de empresas que atuem no setor.
Segundo Jussara Argoud, Gestora de Projetos do Sebrae na Zona Sul, a oficina que está sendo ofertada está compreendida dentre os projetos que abordam a qualificação de produtos locais como o artesanato, buscando o desenvolvimento de produtos que apresentem características da cultura local atreladas ao título de “Capital Nacional das Águas” recebido pelo município.