Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de novembro de 2024

Navio russo chega ao Porto do Rio Grande para iniciar expedição até a Antártida

O objetivo da embarcação é a realização de estudos sobre os impactos das mudanças climáticas nas geleiras e nos ecossistemas da Antártica


Por Felipe Boettge Publicado 19/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-11-19T105140.937
Foto: Divulgação/Portos RS

Na manhã desta segunda-feira (18), o navio quebra-gelo científico Akademik Tryoshnikov, chegou até o porto de Rio Grande com destino para a costa do continente antártico. A embarcação russa será utilizada na Expedição Internacional de Circun-Navegação Costeira Antártica, que irá percorrer mais de 20 mil quilômetros e busca chegar o mais próximo possível das geleiras.

Prevista para iniciar na próxima sexta-feira (22), a missão contará com a participação de cientistas do Brasil, da Argentina, do Chile, da China, da Índia, do Peru e da Rússia, totalizando 61 pesquisadores, sendo 27 destes brasileiros. Ao longo dos 60 dias de expedição serão coletadas amostras do manto de gelo e seu entorno que permitirão a realização de estudos biológios, físicos e químicos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Entre os principais objetivos da missão estão a realização de estudos sobre os impactos das mudanças climáticas nas geleiras e nos ecossistemas costeiros da Antártica, o mapeamento dos hotspots de biodiversidade marinha e a coleta de dados sobre microplásticos e contaminantes emergentes. A expedição é liderada pelo Brasil com a coordenação do pesquisador e explorador Jefferson Cardia Simões do Centro Polar e Climático (CPC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para enfrentar os condições climáticas extremas da região e colocar em prática os estudos desejados, os pesquisadores utilizarão o navio Akademik Tryoshnikov, pertencente ao Instituto de Pesquisa Ártica e Antártica, localizado em São Petersburgo, na Rússia. A embarcação deixou o território russo no dia 25 de outubro e navegou por 23 dias até atracar no porto de Rio Grande, onde será carregada com equipamentos e terá o embarque dos pesquisadores.

Leia também:

Novo módulo para penitenciária de Rio Grande é estudado pelo Governo Estadual