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09 de janeiro de 2025

Pelo menos 1.059.562 toneladas passaram pelo Porto de Pelotas em 2024

Porto de Pelotas manteve números próximos de 2023 mesmo com a enchente de maio paralisando as atividades da unidade por 20 dias


Por Felipe Boettge Publicado 19/12/2024
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Foto: Felipe Boettge

O Porto de Pelotas, é um porto fluvial que exerce um importante papel na logística de movimentação hidroviária interior e no processo de desenvolvimento econômico da metade sul. De acordo com a última divulgação de resultados da Portos RS, o Porto de Pelotas já movimentou 1.059.562 toneladas e recebeu 458 embarcações de janeiro a novembro deste ano.

Um número relevante, e próximo do último ano, o que mostra que apesar do desastre climático que afetou o estado, a cidade e por consequência o Porto, obrigando-o a paralisar suas atividades por cerca de 20 dias, a movimentação no local se manteve em um nível semelhante. O que mostra o crescimento e movimentação do porto mesmo com uma pausa significativa como essa.

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Os principais itens que passam em toneladas pelo Porto de Pelotas, são toras de madeira, clínquer e soja em grão. Com um protagonismo relevante da madeira, que assume a maior parte do transportado pelas embarcações. Em 2024, 905.130 toneladas de madeira foram transportadas, sendo seguidas por 141.500 de clínquer e 12.932 toneladas de soja em grãos.

Em comparação, no ano de 2023, de janeiro a novembro, 1.176.276 toneladas dos mesmos três itens, com um predomínio equivalente da madeira. Dessa forma, foram 932.075 toneladas de toras de madeira, 207.321 de clínquer e 36.879 de soja em grãos.

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Foto: Felipe Boettge

O Porto de Pelotas

Com uma área operacional de um cais acostável de 500 metros de extensão, 20 metros de largura, acomodando 5 berços de atracação e profundidade de 5,18 metros. A infraestrutura é composta por três armazéns, alfandegados, com 2.000 m² de área, capacidade de 5.000t, cada um, e diversos pátios de armazenagem.
Complementam a área operacional, uma balança rodoviária, instalações para balanceiro e setor de atracação, rampa de ova e desova de contêineres, oficina mecânica. Com isso facilitando e agilizando as movimentações de cargas no porto.

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