Pelotas está na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro
A categorização do Ministério do Turismo coloca Pelotas na mesma posição que Gramado e Canela
Pelotas foi classificada na categoria A no mapa do Turismo no Brasil. A categorização é feita pelo Ministério do Turismo, e avalia o desempenho dos municípios turísticos em todo o país. Para isso foram considerados fatores como geração de empregos no setor, número de visitantes e movimentação econômica. A arrecadação de impostos do setor chega a quase R$ 2 milhões por ano.
A prefeita Paula Mascarenhas qualificou a condição que Pelotas alcançou no setor como “excelente”. Conforme a gestora, esta classificação é um reconhecimento ao trabalho do mandato, que elegeu o Turismo como marca estratégica de desenvolvimento, e consolida bases como o Plano Municipal de Turismo, o qual permitiu agregar todos os atores envolvidos, aumentando de forma significativa o número de visitantes ao município. “O resultado concreto está aí, nos coloca como um destino turístico brasileiro dos mais importantes, é uma grande notícia neste fim de mandato para a cidade – compartilho minha alegria com toda a cadeia produtiva do Turismo e, também, com minha equipe enxuta que trabalhou com muita eficiência neste tema”, elogiou.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A Prefeitura vem trabalhando em parceria com o setor privado e a comunidade para o crescimento e a consolidação do turismo em Pelotas. A secretária de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Paula Cardoso, explica que essa ascensão do município “significa que nossa cidade agora é reconhecida como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Isso reflete o crescimento do setor, mais visitantes chegando, mais empregos sendo gerados e mais dinheiro circulando na economia local”. E complementa: “Essa conquista também abre portas para novos investimentos e oportunidades, além de colocar Pelotas em evidência nacionalmente, valorizando ainda mais nossa cultura, história e atrativos” avalia a secretária.
Com a mudança, Pelotas está na categoria A de Turismo, a mesma que Gramado e Canela, na região das Hortênsias (Serra gaúcha), e oferece 97 edificações tombadas com fluxo e interesse turístico, como a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, as praias do Laranjal e as charqueadas. Entre os principais eventos, estão listados a Fenadoce, a Cavalgada Cultural da Costa Doce, o Festival Internacional Sesc de Música, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Festa de Iemanjá, o Dia do Patrimônio, a Semana do Turismo, a Semana Farroupilha, a Virada Cultural, e a Temporada Gastronômica.
Leia também: