Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

09 de janeiro de 2025

Pelotas se destaca entre os dez melhores municípios do Brasil em sustentabilidade urbana

A pesquisa, que avalia a gestão de resíduos sólidos nas cidades com mais de 250 mil habitantes, posiciona o município como o líder em sustentabilidade no Rio Grande do Sul


Por Anelise Freitas Publicado 12/12/2024
Ouvir: 00:00
Pelotas se destaca entre os dez melhores municípios do Brasil em sustentabilidade urbana
Foto: Divulgação

Pelotas foi reconhecida como uma das cidades mais sustentáveis do Brasil, conquistando a 10ª posição no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) 2024, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). A pesquisa, que avalia a gestão de resíduos sólidos nas cidades com mais de 250 mil habitantes, posiciona o município como o líder em sustentabilidade no Rio Grande do Sul.

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) expressou orgulho pela conquista, destacando o esforço contínuo da gestão municipal: “O caminho até aqui foi árduo, mas temos mostrado um trabalho competente e inovador, que coloca nosso município como referência em sustentabilidade no Brasil. Um orgulho que compartilho com a equipe talentosa e eficiente do Sanep”, afirmou.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, recebeu a premiação na segunda-feira (9), em São Paulo, durante o lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos. Para ela, o reconhecimento é fruto de um trabalho sério e dedicado, ressaltando que Pelotas sempre obteve boa avaliação da população, além de prêmios estaduais e federais. “Agora, temos o reconhecimento nacional para a área de resíduos sólidos. A sensação é de orgulho e dever cumprido”, destacou.

O Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana leva em conta fatores como o engajamento da população, o impacto ambiental e a sustentabilidade financeira. A pontuação é baseada em dados fornecidos ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Edson Plá Monterosso, coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders), enfatizou que a classificação é um reflexo dos avanços no setor ao longo dos anos: “Nunca atingimos essa classificação antes. É algo para se comemorar muito”, comentou.

Pelotas é uma das poucas cidades do país a contar com 100% de cobertura de coleta de resíduos, tanto orgânicos quanto seletivos, e cinco Ecopontos, sendo um deles, o Ecoponto Gotuzzo, considerado um dos mais completos do Brasil, com atendimento 24 horas para o descarte de materiais recicláveis. A cidade também realiza a coleta e tratamento de todos os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados pelos estabelecimentos de saúde municipais.

Além disso, Pelotas é pioneira no Projeto Óleo Sustentável, com a criação da primeira Usina de Reciclagem de Óleo Saturado do Brasil. A usina, que transforma óleo de cozinha saturado em produtos de limpeza, tem gerado reconhecimento em premiações estaduais e nacionais, sendo um exemplo de sustentabilidade e inovação.

O prêmio consolidou Pelotas como uma referência em práticas ambientais, celebrando os avanços e o compromisso da cidade com a sustentabilidade.

Leia também

Investigação de furto de tablet revela tráfico de drogas em Rio Grande

Fifa confirma Copa de 2030 em dois continentes