Pelotas se destaca entre os dez melhores municípios do Brasil em sustentabilidade urbana
A pesquisa, que avalia a gestão de resíduos sólidos nas cidades com mais de 250 mil habitantes, posiciona o município como o líder em sustentabilidade no Rio Grande do Sul
Pelotas foi reconhecida como uma das cidades mais sustentáveis do Brasil, conquistando a 10ª posição no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) 2024, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema). A pesquisa, que avalia a gestão de resíduos sólidos nas cidades com mais de 250 mil habitantes, posiciona o município como o líder em sustentabilidade no Rio Grande do Sul.
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) expressou orgulho pela conquista, destacando o esforço contínuo da gestão municipal: “O caminho até aqui foi árduo, mas temos mostrado um trabalho competente e inovador, que coloca nosso município como referência em sustentabilidade no Brasil. Um orgulho que compartilho com a equipe talentosa e eficiente do Sanep”, afirmou.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, recebeu a premiação na segunda-feira (9), em São Paulo, durante o lançamento do Panorama dos Resíduos Sólidos. Para ela, o reconhecimento é fruto de um trabalho sério e dedicado, ressaltando que Pelotas sempre obteve boa avaliação da população, além de prêmios estaduais e federais. “Agora, temos o reconhecimento nacional para a área de resíduos sólidos. A sensação é de orgulho e dever cumprido”, destacou.
O Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana leva em conta fatores como o engajamento da população, o impacto ambiental e a sustentabilidade financeira. A pontuação é baseada em dados fornecidos ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Edson Plá Monterosso, coordenador do Departamento de Resíduos Sólidos (Ders), enfatizou que a classificação é um reflexo dos avanços no setor ao longo dos anos: “Nunca atingimos essa classificação antes. É algo para se comemorar muito”, comentou.
Pelotas é uma das poucas cidades do país a contar com 100% de cobertura de coleta de resíduos, tanto orgânicos quanto seletivos, e cinco Ecopontos, sendo um deles, o Ecoponto Gotuzzo, considerado um dos mais completos do Brasil, com atendimento 24 horas para o descarte de materiais recicláveis. A cidade também realiza a coleta e tratamento de todos os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) gerados pelos estabelecimentos de saúde municipais.
Além disso, Pelotas é pioneira no Projeto Óleo Sustentável, com a criação da primeira Usina de Reciclagem de Óleo Saturado do Brasil. A usina, que transforma óleo de cozinha saturado em produtos de limpeza, tem gerado reconhecimento em premiações estaduais e nacionais, sendo um exemplo de sustentabilidade e inovação.
O prêmio consolidou Pelotas como uma referência em práticas ambientais, celebrando os avanços e o compromisso da cidade com a sustentabilidade.
Leia também
Investigação de furto de tablet revela tráfico de drogas em Rio Grande