Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

20 de setembro de 2024

Relatório do Cenipa sobre acidente do voo em Vinhedo sai em 30 dias


Por Kathrein Silva Publicado 14/08/2024
Ouvir: 00:00
_pin2407
Foto: Paulo Pinto

A fase inicial da investigação do acidente com o voo 2283, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, foi finalizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) na manhã da última segunda-feira (12).

Os motores do do turboélice ATR 72-500, fabricado pela companhia franco-italiana Avions de Transport Régional (ATR), bem como outras partes do avião, foram removidas e transportadas para a sede do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), em São Paulo (SP), conforme a nota da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Cenipa deve concluir um relatório preliminar apontando as prováveis causas da queda da aeronave em até 30 dias. A queda do avião também é alvo de dois inquéritos policiais, um instaurado pela Polícia Federal (PF) e outro pela Polícia Civil de São Paulo.

No início da tarde, a FAB também informou que disponibilizou uma aeronave cargueiro, modelo KC-390, para transportar de São Paulo a Cascavel as urnas funerárias das vítimas do acidente. Vinte e quatro das 62 vítimas do voo 2283 eram de Cascavel. O avião militar já se encontra na Base Aérea de São Paulo.

Acidente

Operado pela Voepass, o avião, prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) na manhã da última sexta-feira (9), transportando 62 pessoas, sendo 58 passageiros e quatro tripulantes. O destino final do voo era o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas o ATR 72-500 caiu subitamente, rodando em “parafuso”, quando sobrevoava a cidade de Vinhedo, no interior paulista, a cerca de 110 quilômetros de Guarulhos. Não houve sobreviventes.

Notícias

Conab e Banco do Brasil assinam acordo para desenvolvimento de informações agropecuárias


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco do Brasil (BB) assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento…


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco do Brasil (BB) assinaram um acordo de cooperação técnica para desenvolvimento…