Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de setembro de 2024

Rio Grande decreta situação de emergência após temporal

As chuvas fizeram o nível do Arroio das Cabeças, localizado na região da Quinta, transbordasse e moradores tiveram que deixar suas casas


Por Kathrein Silva Publicado 28/09/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-09-28T120155.162
Foto: Divulgação

O temporal que atinge a cidade de Rio Grande nos últimos quatro dias fez com a prefeitura decretasse situação de emergência, na última quinta-feira (26). As chuvas fizeram o nível do Arroio das Cabeças, localizado na região da Quinta, transbordasse e moradores tiveram que deixar suas casas.

O decreto n° 21.200 de 2024 tem como base relatórios técnicos e as aprovações da Coordenadoria Municipal de Proteção e da Defesa Civil que afirmam que o município sofreu danos significativos. Quando for reconhecido, o documento permitirá que o município receba recursos.

A Defesa Civil municipal informou na última sexta-feira (27), que o nível do Arroio das Cabeças baixou e, ao longo da tarde foram realizadas inspeções nas áreas afetadas para avaliar a possibilidade de retorno da população para as suas residências. Ao todo, 44 pessoas estão nos abrigos da prefeitura, sendo 29 no abrigo montado na EMEI Vila da Quinta e 15 no Salão Paroquial Nossa Senhora da Penha.

Até a última quinta-feira (26), o volume do acumulado de chuvas era 347 mm, conforme o secretário executivo da Defesa Civil, Denis Antiqueira,a média histórica de chuvas no mês de setembro em Rio Grande é de 131 mm.