Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2025

Rio Grande do Sul enfrenta nova onda de calor, informa Defesa Civil

A Defesa Civil e a Sala de Situação do Rio Grande do Sul informaram que a partir de sábado (22), a atuação de uma massa de ar quente e seco manterá o tempo estável em grande parte do estado


Por Kathrein Silva Publicado 22/02/2025
Ouvir: 00:00
roasfa
Foto: Evandro Leal

A Defesa Civil e a Sala de Situação do Rio Grande do Sul informaram que a partir deste sábado (22), a atuação de uma massa de ar quente e seco manterá o tempo estável em grande parte do Rio Grande do Sul, com sol entre poucas nuvens.

As temperaturas estarão em elevação, com mínimas entre 17°C e 24°C, e máximas que devem alcançar valores entre 35°C e 39°C nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, além de parte do Sul, parte da Costa Doce, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

No domingo (23), as condições de tempo estável predominam em todo o Estado, com sol e poucas nuvens. As temperaturas elevadas persistem, com mínimas entre 17°C e 24°C, e máximas variando de 33°C a 40°C. 

Durante a segunda-feira (24), o tempo segue aberto, com elevação ainda mais acentuada das temperaturas, que deverão registrar mínimas entre 18°C e 23°C. Já as máximas atingem valores em torno de 36°C e 42°C em boa parte do RS. A umidade relativa do ar ficará baixa nas horas mais quentes do dia, em torno de 30%.

A terça-feira (25) começa com temperaturas elevadas em boa parte do território gaúcho, com mínimas que ficarão entre 22°C e 26°C. As temperaturas máximas devem subir bastante, alcançando valores entre 37°C e 41°C nas regiões Oeste, Missões, Noroeste, Norte, Campanha, Centro, bem como em parte do Sul, da Costa Doce, dos Vales e da Região Metropolitana de Porto Alegre, causando sensação de calor intenso. A umidade relativa do ar segue baixa, em torno de 30%.

Na quarta-feira (26), as altas temperaturas seguem atuando. Pela manhã, as mínimas variam entre 21°C e 28°C. À tarde, as máximas ficam entre 38°C e 40°C. A baixa umidade relativa do ar pode atingir níveis de atenção, abaixo dos 30%.

Conforme orientações da Defesa Civil, no decorrer dos dias com altas temperaturas, deve haver cuidado redobrado com grupos vulneráveis como crianças, idosos e animais, mantendo-os em locais frescos e ventilados. A hidratação é fundamental.

Por isso, é importante que as pessoas bebam água regularmente, mesmo não tendo sede. A exposição direta ao sol também deve ser evitada, dando prioridade para locais com sombra, especialmente entre 10h e 16h.