Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Rio Grande não registrou novos casos positivos de dengue, conforme boletim da SMS

Até o momento foram confirmados 90 casos da doença, sendo 49 importados e 41 autóctones


Por Larissa Rodrigues Publicado 13/09/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (3)
Reprodução Internet

O Boletim da Dengue em Rio Grande permaneceu inalterado em comparação com a semana anterior. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, até o momento foram confirmados 90 casos da doença, dos quais 49 são importados e 41 autóctones, estes últimos referem-se a casos em que a infecção ocorreu dentro do próprio município.

No que diz respeito às notificações de casos suspeitos de dengue em Rio Grande, 510 casos já foram registrados em 2024, um aumento de 435 em comparação com 2023. Atualmente, um caso ainda está aguardando o resultado de exame laboratorial.

Quanto aos focos do mosquito Aedes aegypti, que faz parte da transmissão da doença, as áreas com maior concentração foram identificadas nos bairros Distrito Industrial (22), Vila da Quinta (12) e Cibrazem (9).

Para evitar a dengue é necessário diminuir a proliferação do mosquito transmissor, para isso algumas medidas podem ser tomadas:

  • Eliminar a água parada: O mosquito se reproduz em água limpa e parada, então é necessário cuidar recipientes como: baldes, potes, vasos de plantas, pneus e outros lugares que possam servir para acumular a água parada.
  • Manter caixas da água bem fechadas, sem frestas abertas ou rachaduras, onde possa permitir a entrada do mosquito.
  • Limpar calhas regularmente, as calhas entupidas também podem acumular água.
  • Cobrir piscinas para evitar o acúmulo de água.
  • Limpar ralos e esgotos.
  • Recolher os lixos das casas e limpar as lixeiras.