RS tem o seu primeiro consumidor livre de gás canalizado
Seguindo o modelo já consolidado no setor de energia elétrica, o mercado livre de gás permite que consumidores industriais negociem diretamente com fornecedores e comercializadores os volumes e condições comerciais de fornecimento
A Gerdau deu um importante passo no mercado energético ao migrar, no dia 1º de novembro, para o ambiente de contratação livre de gás canalizado em duas de suas unidades consumidoras no Rio Grande do Sul. Essa transição aconteceu cerca de 18 meses após a publicação da Resolução Normativa AGERGS nº 68/2023.
Seguindo o modelo já consolidado no setor de energia elétrica, o mercado livre de gás permite que consumidores industriais negociem diretamente com fornecedores e comercializadores os volumes e condições comerciais de fornecimento. Essa regulamentação oferece maior autonomia e competitividade para empresas que dependem intensamente desse insumo, como é o caso da indústria gaúcha.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na nova modalidade, a concessionária de gás canalizado permanece responsável pelo transporte e entrega do gás contratado pelos consumidores livres, garantindo as mesmas condições de qualidade e segurança oferecidas aos consumidores cativos que adquirem gás diretamente da concessionária.
Essa inovação posiciona o Rio Grande do Sul como um dos estados pioneiros na implementação do mercado livre de gás no Brasil. A regulamentação, viabilizada pela Lei Estadual nº 15.648/2021, está transformando o setor energético regional e gerando impactos positivos na economia, especialmente no segmento industrial.