Sanep retoma operação da ETA Moreira após alagamentos em Pelotas
Reativação da estação promete normalizar o abastecimento em breve, enquanto caminhões-pipa atendem áreas ainda sem água
O Sanep anunciou, na última sexta-feira (27), que a Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira, responsável pelo abastecimento do bairro Fragata e áreas vizinhas, voltou a operar após ficar inativa devido a alagamentos. A unidade foi desativada na terça-feira (23) em decorrência das intensas chuvas que afetaram a região.
A diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, informou que a reativação ocorreu por volta das 16h. “Estamos trabalhando na recuperação do sistema e esperamos que o abastecimento se normalize à medida que os reservatórios forem reabastecidos”, afirmou.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Coelho elogiou a dedicação das equipes que atuaram na reabertura da ETA. “Fizemos um esforço conjunto, realizando a limpeza dos tanques e monitorando a qualidade da água. As equipes de eletromecânica também remontaram filtros e bombas, o que foi fundamental para o retorno das operações”, disse.
A ETA ficou fora de operação devido ao alagamento que danificou equipamentos e resultou na remoção de motores e painéis e a CEEE Equatorial desligou a energia como precaução.
Enquanto a estação Moreira estava desativada, o Sanep reverteu o fluxo na ETA São Gonçalo para manter o abastecimento, mas algumas áreas, como Passo do Salso e Vila Governaço, ainda enfrentam interrupções. Para ajudar nessas situações, caminhões-pipa estão sendo utilizados para atender as localidades afetadas até que a normalização do abastecimento seja concluída.