Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Audiência Pública em Pelotas homenageia HUSFP por prêmio da Linha AVC

Realizado em Recife, o evento destacou o trabalho de excelência do HUSFP como Centro de Atendimento de Urgência de AVC tipo III


Por Felipe Boettge Publicado 19/12/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-12-19T142159.705
Foto: Divulgação

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) foi homenageado em Audiência Pública pela Câmara de Vereadores de Pelotas em reconhecimento à conquista do primeiro lugar na sétima edição do Congresso Brasileiro de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE). Realizado em Recife, o evento destacou o trabalho de excelência do HUSFP como Centro de Atendimento de Urgência de AVC tipo III.

A homenagem aconteceu durante uma audiência pública no plenário da Câmara, que contou com a presença de vereadores e membros da equipe do hospital. Na cerimônia, foi enfatizada a relevância do trabalho do hospital no atendimento de urgência e emergência, com destaque para o tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de morte e sequelas no país.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O estudo premiado, apresentado no congresso em Recife, detalhou as práticas e estratégias que consolidaram o HUSFP como referência em alta complexidade no atendimento a casos de AVC. O modelo adotado pela instituição tem inspirado outros hospitais no Brasil, reforçando o papel do Hospital Universitário São Francisco de Paula como um centro de excelência em ensino e assistência.

Durante a homenagem, a Câmara de Vereadores exaltou o trabalho da equipe do hospital e a importância do São Francisco de Paula para a saúde pública na região. O reconhecimento evidencia o compromisso contínuo do hospital em investir em tecnologia, capacitação e práticas humanizadas, mantendo-se entre as principais referências em atendimento hospitalar no país.

O que é o AVC?

O acidente vascular cerebral (AVC) acontece quando há problemas nos vasos sanguíneos que alteram o fluxo de sangue no cérebro, o que causa a morte de células do sistema nervoso na região afetada. Classificado como acidente vascular isquêmico (vasos cerebrais entupidos) ou acidente vascular hemorrágico (rompimento dos vasos), o AVC é uma das doenças que mais matam no País, além de ser a principal patologia que causa incapacidade funcional (desempenho físico prejudicado) e cognitiva (comprometimento das funções encefálicas) no mundo.

Segundo dados do Portal da Transparência do Centro de Registro Civil, em 2023, até novembro, foram registrados mais de 98 mil óbitos por AVC no Brasil.

Leia também:

São Lourenço do Sul conhece o seu secretariado para a próxima gestão

Eleições 2024: eleitos em Tapes e Amaral Ferrador são diplomados