Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

27 de dezembro de 2024

Câncer de próstata e sepse: entenda o que causou a morte de Ney Latorraca

Nesta quinta-feira (26), Ney Latorraca faleceu aos 80 anos em decorrência de uma sepse pulmonar. O ator estava internado desde o dia 20 de dezembro devido a um câncer de próstata


Por Kathrein Silva Publicado 26/12/2024
Ouvir: 00:00
Clic (50)
Foto: Juliana Coutinho / TV Globo / Divulgação

Nesta quinta-feira (26), Ney Latorraca faleceu aos 80 anos em decorrência de uma sepse pulmonar. O ator estava internado desde o dia 20 de dezembro devido a um cancêr de próstata.

O ator tratava a doença desde 2019 e na época do diagnóstico ele retirou o órgão. Com o retorno da doença em 2024, porém, já com metástase, ele retomou o tratamento.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Entenda os dois quadros:

Câncer de próstata

Depois do câncer de pele, este é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que cerca de 72 mil novos casos sejam registrados anualmente no país. Desse total, três mil são previstos para o Rio Grande do Sul.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga e à frente do reto envolvendo a uretra. Sua principal função é produzir parte do líquido seminal. O câncer ocorre quando as células dessa glândula passam a se multiplicar de forma desordenada, formando um tumor.

O crescimento da doença pode variar. Em alguns casos, o tumor se desenvolve lentamente e pode ser tratado de forma simples; em outros, avança rapidamente, podendo invadir outros órgãos e se tornar fatal.

Sintomas

Geralmente, o câncer de próstata é silencioso em sua fase inicial  e, muitas vezes, só apresenta sintomas quando a doença já está em estágio avançado. Entre os sinais de alerta, estão:

  • Dificuldade ou dor ao urinar
  • Aumento da frequência urinária, especialmente à noite
  • Sensação de que a bexiga não esvaziou completamente
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen
  • Dor na região pélvica ou lombar

Por ser assintomático no início, exames preventivos regulares são essenciais para detectar a doença precocemente.

A prevenção se dá a partir dos 45 anos para homens brancos e 40 para homens pretos. O diagnóstico é baseado em três exames prinicipais:

  • PSA (antígeno prostático específico): exame de sangue que mede a presença de uma proteína produzida pela próstata. Níveis elevados podem indicar alterações, incluindo câncer
  • Exames de imagem, como a ressonância magnética
  • Toque retal: permite ao médico avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata

Se houver suspeita, é realizada uma biópsia para confirmar a presença de células cancerígenas. 

O tratamento depende do estágio da doença, da idade e das condições de saúde do paciente.

Sepse

A sepse é uma síntese, popularmente conhecida como infecção generalizada, é a resposta do organismo a uma agressão provocada por um agente infeccioso. No caso do ator foi uma sepse pulmonar.

Entre os sintomas estão: febre, dificuldade para respirar, aumento da frequência dos batimentos cardíacos. Para que se caracterize a sepse, deve haver alteração em pelo menos um de seis sistemas orgânicos: neurológico, cardiovascular, respiratório, renal, hematológico e hepático.