Dia Nacional da Vacinação: Ministério da Saúde lança campanha com a temática
O Ministério da Saúde lançou neste dia a campanha "Vacina - Ciência para a vida", com aúdio explicando sobre as principais temáticas envolvendo o assunto
O Dia Nacional da Vacinação ocorre nesta quinta-feira 17 de outubro. A vacina começou a ser desenvolvida no século XVIII com Edward Jenner, e desde então vem sendo uma das mais eficazes formas à disposição da humanidade para prevenir doenças.
O Ministério da Saúde lançou neste dia, através de uma reportagem especial, a campanha “Vacina – Ciência para a vida”, com aúdio explicando sobre o que são as vacinas, sua origem, as fakes news relacionadas ao tema, como anda a produção de vacina no Brasil e sobre o calendário vacinal. (Clique aqui e ouça)
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta como um dos maiores desafios da atualidade o combate ao movimento antivacina, cujos defensores questionam a eficácia e a segurança dos produtos. Esse ponto de vista é duramente criticado pela comunidade científica e pela própria Organização.
Calendário Nacional de Vacinação
O Calendário Nacional de Vacinação está atrelado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) que iniciou na década de 1970, quando foi criada a sua estrutura e elaborados os primeiros calendários nacionais de vacinação para combater um quadro epidemiológico que incluía 10 mil casos de poliomielite e 100 mil casos de sarampo por ano.
Em 1977, foi lançado o primeiro calendário, com apenas quatro vacinas para prevenir sete doenças em crianças de até um ano de idade: a Bacilo Calmette Guerin (BCG); a Vacina Oral poliomielite (VOP); a vacina Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP), e a vacina contra o sarampo. Esse calendário cresceu nos últimos 42 anos, e o PNI recomenda atualmente 14 vacinas para crianças, além de prever calendários específicos para adultos, gestantes, idosos e população indígena.
Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, distribui anualmente mais de 300 milhões de doses de vacinas, soros e imunoglobulinas.