Encontro sobre saúde mental pós-enchente é oferecido a profissionais da Saúde em Rio Grande
Em palestra na Prefeitura, Beatriz Schmidt e Vanessa Andina apresentaram o trabalho "Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres" do Ministério da Saúde.
Em palestra sobre saúde mental realizada pela Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande para profissionais que atuam nas UBSFs do município, a psicóloga e professora da área de Psicologia na FURG, Beatriz Schmidt abordou vários temas referentes ao pós-enchente de maio. A atividade ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura, semana passada, quando a profissional apresentou que tipos de reações emocionais são esperadas para todas as pessoas, especificamente, para trabalhadores da Saúde.
Ela também fez recomendações gerais para cuidados em saúde mental na Atenção Primária da Saúde e, entre outros aspectos, citou a necessidade de se pensar em ações intersetoriais, considerando tanto a fase de resposta e reconstrução pós-desastre, como as fases de prevenção, mitigação e preparação, na perspectiva da Gestão Integral de Riscos e Desastres.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Psicóloga voluntária da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), atuando no apoio técnico à estratégia de saúde mental e atenção psicossocial na fase de resposta ao desastre hidrológico gerado pelas fortes chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul em maio, Beatriz Schmidt colaborou na produção de materiais didáticos da série “Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres” do Ministério da Saúde.
Na palestra na Prefeitura, Beatriz Schmidt fez a apresentação do trabalho “Saúde Mental e Atenção Psicossocial em Desastres”, assinado em conjunto com outras duas psicólogas da FURG, Vanessa Andina e Ana Furlong. A professora Vanessa Andina também esteve presente no evento na Prefeitura e contribuiu com a apresentação. Após a palestra, Beatriz Schmidt respondeu alguns questionamentos sobre a enchente de maio, suas consequências e aprendizados em saúde mental.