Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Equipes do HUSFP participam de capacitação sobre abordagens do AVC adulto

Anualmente, o AVC é responsável por mais de 100 mil mortes no Brasil


Por Redação Clic Pelotas Publicado 07/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (91)
Foto: Divulgação/HUSFP

Profissionais da área da saúde do Hospital São Francisco de Paula participaram de mais uma capacitação da linha AVC. Desta vez o médico neurologista, coordenador de Linhas de Cuidado do AVC Diógenes Zãn, tratou do tema: Abordagens do AVC adulto.

Com a nova habilitação da linha de cuidado ao paciente com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o HUSFP já atendeu 26 pacientes desde o mês de agosto.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O serviço da linha do AVC oferecido pelo HUSFP aborda pacientes que tenham AVC isquêmico. A nova habilitação atua em cima de um evento que começa com alguns sintomas clássicos como perda de força em hemicorpo, desvio da rima labial e disartria, por isso a importância dessas capacitações. “Com essas trocas estamos sempre atualizando e falando dos sintomas e causas do AVC nesses pacientes que chegam em busca de atendimentos.  As equipes, todos envolvidos desde a entrada do hospital devem estar preparados e atentos para realizar os procedimentos corretos e proporcionar o tratamento assertivo. Assim salvamos vidas e proporcionamos a recuperação plena, sem seqüelas nesses casos”, explicou Zãn.

Para o Diretor Geral do HUSFP Márcio Slaviero, o sucesso nos casos já atendidos até agora no HUSFP se dá pela equipe multidisciplinar capacitada com profissionais das mais diversas áreas. “Esse paciente com características como boca torta, lentidão na fala, perda de movimentos, tonturas, entre outros, precisam entrar em protocolo de atendimento. E esse protocolo favorece a rapidez nas ações que devem ser realizadas”, disse.

O HUSFP é  referência na região sul do Estado no cuidado a esses pacientes e o atendimento contempla todos os planos, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS).