Hospitais da Rede Ebserh no RS apresentam projeto de modernização ao Parlamento para Orçamento 2025
O encontro, que teve como objetivo discutir as demandas para a elaboração do Orçamento de 2025, contou com representantes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal de Rio Grande (HU-Furg), e do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM)
Na última segunda-feira, dia 4 de novembro, uma comitiva composta por gestores dos três hospitais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Rio Grande do Sul participou de uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), em Porto Alegre. O encontro, que teve como objetivo discutir as demandas para a elaboração do Orçamento de 2025, contou com representantes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal de Rio Grande (HU-Furg), e do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM).
Representando a UFPel, estavam a reitora eleita Úrsula Rosa da Silva e o chefe de gabinete Rafael Eicholz Rutz. Pelo HUSM, participaram o superintendente Humberto Moreira Palma e a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Laura Quoos Dotto, enquanto pelo HU-Furg, estava presente a superintendente Sandra Crippa Brandão. Pelo HE-UFPel, estavam o gerente administrativo Eduardo Palma, o gerente de Ensino e Pesquisa Tiago Collares, o chefe do Setor de Governança e Estratégia Mauro Calderipe e a administradora Mauren Wenske. Representando a Ebserh, participaram a chefe do Setor de Assessoria Parlamentar, Andressa Brito, e a assessora da Vice-presidência, Flaviana Maribondo Gonçalves.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
A reunião, realizada no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, teve como foco a apresentação das necessidades dos hospitais para a renovação e ampliação do parque tecnológico e da infraestrutura física das unidades. A proposta visa a priorização de investimentos para esses hospitais, com o objetivo de garantir recursos para modernização e manutenção dos serviços prestados, especialmente considerando o atendimento a uma população de 2,5 milhões de pessoas.
O projeto foi discutido com a bancada federal gaúcha, incluindo os deputados federais Dionilso Marcon (PT), Tenente-Coronel Zucco (PL), Alceu Moreira (MDB), Franciane Bayer (REP), Pedro Westphalen (PP), Lucas Redecker (PSDB), Alexandre Lindenmeyer (PT), Reginete Bispo (PT), e o senador suplente Coronel Andreuzza (REP), além do deputado estadual Issur Koch (PP) e outros representantes parlamentares.
Em seu discurso, Eduardo Palma, gerente administrativo do HE-UFPel, destacou a importância do projeto para a melhoria da infraestrutura dos hospitais: “Esses hospitais atendem 103 municípios e são referência em atendimentos de média e alta complexidade. A renovação do parque tecnológico é essencial para que possamos continuar a oferecer um atendimento de excelência à população.”
Tiago Collares, gerente de Ensino e Pesquisa do HE-UFPel, também enfatizou a relevância do encontro: “Foi uma oportunidade única de fortalecer a colaboração entre os três hospitais, não apenas para aprimorar a assistência à saúde, mas também para garantir a continuidade das atividades de ensino e pesquisa.”