Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Hospital Universitário São Francisco de Paula realiza primeira captação de órgãos de 2025

O procedimento, que envolveu a retirada de rins e fígado, representou uma nova esperança para pacientes à espera de um transplante


Por Redação Clic Pelotas Publicado 04/02/2025
Ouvir: 00:00
FOTO DESTAQUE (22)
Foto: Divulgação/HUSFP UCPel

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) marcou um importante avanço na área da saúde ao realizar sua primeira captação de órgãos deste ano. O procedimento, que envolveu a retirada de rins e fígado, representou uma nova esperança para pacientes à espera de um transplante. O doador, um paciente de 66 anos, teve sua vontade respeitada após o consentimento familiar, um passo essencial no processo de doação. Com a autorização concedida, o hospital comunicou imediatamente a Central de Transplantes do Estado, que coordenou toda a logística para a alocação dos órgãos.

A ação contou com a colaboração fundamental das Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) 5, que atuaram na identificação dos receptores compatíveis e na organização do transporte dos órgãos. Esse trabalho conjunto garantiu a agilidade e a preservação necessária para que os órgãos chegassem em condições ideais aos pacientes que os receberam. O procedimento reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e evidencia o preparo do HUSFP/UCPel para atuar nesse processo, ampliando as possibilidades de salvar vidas. A equipe médica e os profissionais envolvidos destacaram a relevância desse momento para a instituição e para toda a rede de transplantes do estado.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A captação bem-sucedida representa não apenas um avanço para o hospital, mas também um marco na sensibilização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos, um ato de solidariedade que pode transformar muitas vidas.

Leia também:

Pelotas recebe campanha Troco Solidário da Ecosul em apoio à Santa Casa

HNSA recebe R$ 400 mil para realização de consultas e exames com especialistas