HU-Furg realiza eventos com foco no mês internacional de sensibilização à prematuridade
Cerca de 10% dos nascimentos no mundo são prematuros
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande, está se unindo à iniciativa global do Dia Mundial da Prematuridade, comemorado em 17 de novembro, com uma programação especial para sensibilizar a comunidade sobre os desafios enfrentados por bebês prematuros e suas famílias. As atividades acontecerão entre os dias 16 e 18 de novembro e incluem caminhadas, encontros, palestras e rodas de conversa, todas com entrada gratuita.
A primeira ação será a 2ª Caminhada da Prematuridade, que ocorrerá no sábado (16/11), a partir das 15h, com saída do Casarão no Cassino e encerramento com apresentações artísticas no palco em frente à igreja. O evento, aberto à comunidade, convida os participantes a vestirem roupas roxas, cor que simboliza a prematuridade, e também a trazerem chimarrão para confraternizar durante a caminhada.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
No domingo (17/11), o Partage Shopping será palco de uma ação organizada pelo Banco de Leite Humano (BLH) do HU-Furg, com o objetivo de orientar gestantes sobre a importância do pré-natal, amamentação e doação de leite materno. Das 14h às 18h30, o público poderá participar de atividades educativas, com destaque para o Encontro de Mães de Bebês Prematuros, agendado para as 15h30, onde serão compartilhadas experiências sobre as dificuldades e conquistas enfrentadas durante a internação e após a alta hospitalar.
Além disso, o BLH realizará uma série de atividades educativas durante a semana de 11 a 15 de novembro, abordando temas como a importância do pré-natal e a doação de leite humano, nas rodas de conversa do alojamento conjunto do HU-Furg. Na quinta-feira (21/11), mães de bebês internados poderão participar de um “Dia de SPA” na sala de Apoio ao Aleitamento Materno. E, entre 28 e 29 de novembro, o BLH oferecerá capacitação online para profissionais de saúde, com palestras sobre o cuidado ao bebê prematuro e a doação de leite humano.
Para encerrar as atividades, na segunda-feira (18/11), o HU-Furg sediará a V Jornada da Prematuridade, das 9h às 17h, com palestras e debates sobre cuidados neonatais, com foco em temas como prevenção do parto prematuro, atenção humanizada ao recém-nascido prematuro, benefícios do leite materno, prevenção de infecções respiratórias e a importância do apoio à família após a alta hospitalar. O evento é destinado a profissionais de saúde, mas também está aberto à comunidade, com vagas limitadas.
A pediatra Rosana Loureiro, do HU-Furg, explicou que a união das unidades de UTI Neonatal e Banco de Leite para realizar essas ações é parte do compromisso do hospital em promover a saúde e o bem-estar dos recém-nascidos prematuros, sensibilizando a população e garantindo o suporte contínuo às famílias durante todo o processo de recuperação e desenvolvimento dos bebês.
Prematuridade
Considera-se prematuro o bebê nascido antes de 37 semanas de gestação. A prematuridade é classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em diferentes níveis: prematuro tardio (34 a 36 semanas), prematuro moderado (32 a 33 semanas), muito prematuro (28 a 31 semanas) e prematuro extremo (menos de 28 semanas). Quanto menor a idade gestacional, maiores os riscos para o bebê. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros no Brasil a cada ano. Mundialmente, 10% dos nascimentos são prematuros, conforme estudo da OMS e outras organizações internacionais.
Leia também
Equipes do HUSFP participam de capacitação sobre abordagens do AVC adulto