Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

HUSFP de Pelotas realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS

A cirurgia foi realizada em uma mulher de 47 anos que enfrentava complicações de saúde, como diabetes e hipertensão


Por Redação Publicado 02/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-02T160801.868
HUSFP de Pelotas realiza primeira cirurgia bariátrica pelo SUS / Foto: Leandro Lopes

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) deu um importante passo para a saúde pública da Região Sul do Estado ao realizar a primeira cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento, realizado na última semana, coloca o hospital como o primeiro credenciado da região para atender pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

A cirurgia foi realizada em uma mulher de 47 anos que enfrentava complicações de saúde, como diabetes e hipertensão. O procedimento teve meses de preparação, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. A paciente foi submetida à técnica de cirurgia bariátrica por vídeo, que, por ser minimamente invasiva, oferece menos dor, recuperação mais rápida e menores riscos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

“O atendimento a uma demanda crescente e o reconhecimento como um centro de excelência na realização de cirurgias bariátricas são muito gratificantes. Com essa habilitação, mais de 26 municípios da região, incluindo cidades vizinhas a Pelotas, terão acesso a tratamentos especializados para obesidade grave, com a possibilidade de realizar os procedimentos de forma totalmente custeada pelo SUS”, destacou o médico Antônio Aleixo, cirurgião responsável pela primeira cirurgia bariátrica realizada no hospital.

De acordo com Aleixo, a videolaparoscopia não só facilita a recuperação, como também garante uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes. “A realização dessa cirurgia é um marco para a saúde pública da nossa região, pois muitas pessoas que necessitavam desse tipo de intervenção antes precisavam se deslocar para outras regiões, com custos elevados. Agora, temos um hospital preparado para atender a demanda com um tratamento de alta qualidade e gratuito”, afirmou o médico.

A habilitação do HUSFP/UCPel como centro de referência para a realização de cirurgias bariátricas traz um grande avanço no acesso a tratamentos para a obesidade grave. A unidade de saúde busca garantir que seus pacientes não apenas percam peso, mas também melhorem sua saúde de forma geral. O hospital se prepara para atender a uma demanda crescente, com foco em combater as complicações associadas à obesidade.

“O procedimento realizado representa um grande avanço para o Sistema Único de Saúde e para a população da Região Sul, trazendo mais uma opção de tratamento, com qualidade e eficácia. Comemoramos mais essa habilitação que se junta aos novos credenciamentos que buscamos esse ano, como as linhas de AVC, Cardiologia, Odontologia Hospitalar e Maternidade Privada, ampliando o atendimento à população e qualificando a formação acadêmica”, concluiu o diretor geral do HUSFP, Márcio Slaviero.

Leia também

Workshop discute atuação do assistente social na Saúde em Pelotas

4° e último ciclo de Palestra DOE deste ano é realizado no HUSFP

AO VIVO: Assista o Bom Dia desta sexta-feira (29) na Clic Rádio