Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

27 de novembro de 2024

Posto de Coleta de Leite Humano do HE-UFPel passa a receber doação de leite

A iniciativa, lançada neste mês de novembro, em que se celebra o Dia Mundial da Prematuridade (17/11), também tem como  objetivo prover os 17 leitos de UTI Neonatal do HU-Furg


Por Redação Clic Pelotas Publicado 27/11/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-11-27T075309.431
Banco de leite / Foto: Divulgação

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) e o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-Furg), ambos filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), firmaram na manhã desta segunda-feira, 25, uma importante parceria em prol do aleitamento materno. O convênio entre o Banco de Leite Humano (BLH) do HU-Furg, e o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do HE-UFPel irá proporcionar que mães em período  de amamentação, possam realizar a doação de leite excedente.

Participaram da reunião para celebração deste convênio, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-Furg, Zulema Helena Ribeiro Ernandes, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado e Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HE-UFPel, Patricia Tuerlinckx Noguez, a chefe da Unidade da Criança e do Adolescente do HU-Furg, Ana Paula Bigliardi de Freitas Olmedo, a chefe da Unidade de Nutrição do HE-UFPel, Simone Pacheco, a nutricionista e coordenadora do BLH do HU-Furg, Grace Santos e a nutricionista, e coordenadora do PCLH, Maria Verónica Márquez Costa. Participaram também as enfermeiras do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM) Caroline Ribeiro e Nara Strelow.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A partir desta data, o leite recebido no Posto de Coleta, de pacientes internadas ou externas, será enviado para o Banco de Leite, no município de Rio Grande, para pasteurização, aumentando os estoques do Banco, garantindo que, na ausência de leite materno da mãe para o seu próprio bebê, que ele possa receber o leite humano pasteurizado nos demais horários. O leite materno é considerado o padrão ouro para toda criança até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida, e isso se dá da mesma forma para os prematuros, sendo fundamental para uma melhor recuperação desses bebês.

A iniciativa, lançada neste mês de novembro, em que se celebra o Dia Mundial da Prematuridade (17/11), também tem como  objetivo prover os 17 leitos de UTI Neonatal do HU-Furg.

Para Patricia Noguez,” a ampliação da atuação do Posto de Coleta, que possibilitará que outras mulheres, que não tenham seus filhos internados, possam fazer a doação no HE é de extrema importância para a comunidade. No dia 19 deste mês, após avaliação final do Ministério da Saúde, o HE-UFPel recebeu o título de Hospital Amigo da Criança, e está é mais uma ação, que demonstra nossa responsabilidade com o aleitamento materno, não apenas dentro da instituição”.

“Todo PCLH precisa estar vinculado a um Banco de Leite (BLH), para o seu regular funcionamento. O convênio entre o PLCH do HE-UFPel e o BLH do HU-Furg vai proporcionar o envio para pasteurização do leite humano ordenhado excedente das mães internadas e a possibilidade de recebimento de leite humano de mães doadoras externas. Até o presente momento, não tínhamos em Pelotas um local que recebesse a doação de leite humano excedente”, reforça a chefe da Unidade de Nutrição, Simone Muniz Pacheco.

No mesmo dia, o PCLH já recebeu sua primeira doação, da Karen Cristine de Albuquerque Ferreira Pereira, que diariamente faz a ordenha para alimentar o pequeno Dominic. O posto, a partir de agora, passa a receber doação de leite humano excedente de mães de pacientes internados e de doadoras externas, que podem fazer a coleta no domicílio. Até então o posto era utilizado apenas para ordenha de mães com filhos internados no  Hospital.

Para ser uma doadora é necessário:

  • estar amamentando ou ordenhando leite humano para o próprio filho
  • ser saudável
  • apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano (HIV, VDRL e hemograma);
  • não fumar mais que 10 cigarros por dia
  • não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação
  • não usar álcool ou drogas ilícitas.

A nutricionista e coordenadora do PCLH do HE, Maria Verônica reforça que “a doação de leite materno irá beneficiar os recém-nascidos prematuros e de alto risco internados. Estima-se que a cada litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos”

O atendimento no Posto de Coleta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no prédio do Hospital Escola da UFPel Ebserh, na rua Professor Dr. Araújo, 538.

Sobre a Ebserh

O HE-UFPel faz parte da Rede Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Leia também

HUSFP reduz mortalidade por AVC para 11% com atendimento de urgência

Governo do Estado destina R$ 2,7 milhões para reforço dos serviços de saúde em Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande