Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

28 de dezembro de 2024

Prefeita assina revisão do Plano de Saneamento Básico

Iniciativa é direcionada aos eixos de água e esgoto e tem como finalidade atender às metas de universalização previstas no Marco Legal do Saneamento


Por Redação Clic Pelotas Publicado 27/12/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-12-27T095805.280
Foto: Rodrigo Chagas

A prefeita Paula Mascarenhas assinou, nesta quinta-feira (26), o Decreto 6.969/2024, que estabelece a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município. A revisão é direcionada aos eixos de água e esgoto e tem como finalidade atender às metas de universalização previstas no Marco Legal do Saneamento. O ato contou com a presença da diretora-presidente do Sanep, Claudelaine Coelho, e do corpo técnico responsável pela revisão e aprovação do PMSB.

“Tenho muito orgulho de como estamos entregando o Sanep, da transformação que houve na nossa autarquia de saneamento e, hoje, estamos assinando o decreto da atualização do Plano de Saneamento Básico, de água e esgoto, com a previsão dos investimentos para atender o marco regulatório de saneamento. Neste ano, fizemos a importante entrega da ETA São Gonçalo, que já está em funcionamento, e vamos elevar a capacidade de tratamento de esgoto com a entrega da ETE Novo Mundo, prevista para o dia 30. Esses avanços são resultado do trabalho qualificado e exemplar das equipes do Sanep”, afirmou Paula. 

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Design sem nome – 2024-12-27T095753.627
Foto: Rodrigo Chagas

De acordo com a diretora-presidente Claudelaine Coelho, o Plano de Saneamento estabelece metas de curto, médio e longo prazos, definindo as ações necessárias para os eixos de abastecimento de água e esgoto, com investimentos planejados para os próximos 35 anos. As metas incluem a universalização dos serviços, a sustentabilidade econômico-financeira e o planejamento integrado, assegurando à população o fornecimento de água potável e sistema qualificado de coleta e tratamento de efluentes.

A atualização do PMSB foi desenvolvida pela empresa especializada Biancade Engenharia & Construção, contratada pela autarquia, com análise e aprovação da equipe técnica do Sanep. 

Segurança e transparência

Foi apresentado à chefe do Executivo o Plano de Segurança da Barragem Santa Bárbara (PSB), que define diretrizes para o monitoramento contínuo, metodologia de manutenção e a gestão de emergência do principal manancial da cidade. A implementação do PSB não apenas reforça a segurança hídrica, mas também cumpre as exigências legais. A prefeita elogiou o trabalho desenvolvido pela autarquia e salientou sua importância. “Foi realizado estudo para garantir que a barragem Santa Bárbara ofereça tranquilidade e segurança aos nossos cidadãos. Toda a sua estrutura foi reforçada, com o plano de ação de emergência bem elaborado”, destacou.

Também foi apresentado pelo Sanep o Caderno de Encargos, que consiste em diretrizes técnicas voltadas, principalmente, para loteamentos e novos empreendimentos na cidade. Conforme o engenheiro civil e assessor de Planejamento da autarquia, Tiago Lopes, o objetivo do Caderno de Encargos é promover a integração entre os projetos desenvolvidos pela iniciativa privada e aqueles conduzidos pelo Sanep. Busca-se estabelecer padronizações que facilitem a análise e revisão dos projetos, garantindo a comunicação uniforme entre iniciativa pública e privada. O documento foi elaborado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Pelotas.

Por Assessoria de Imprensa

Leia também:

Homem é preso com mandado de prisão em aberto no Parque Dom Antônio Zattera, em Pelotas

Ecosul garante que pedágios não terão reajuste no início de 2025