Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

11 de dezembro de 2024

Professor da UFPel lidera pesquisa alarmante sobre doença de Chagas em Canguçu

Estudo realizado pelo doutorando da UFPel, Ítalo de Leon, revela que 17,7% dos exames realizados em Canguçu apresentaram resultados positivos para a Doença de Chagas, levantando preocupações sobre o impacto na saúde pública local.


Por Anelise Freitas Publicado 09/12/2024
Ouvir: 00:00
A – 2024-12-09T163157.942
Professor da UFPel lidera pesquisa alarmante sobre doença de Chagas em Canguçu/ Foto: Divulgação / Prefeitura de Canguçu

O professor e doutorando em Parasitologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ítalo de Leon, foi o responsável por uma pesquisa alarmante sobre a presença da Doença de Chagas em Canguçu. O estudo revelou que 17,7% dos 333 exames realizados na cidade apresentaram resultados positivos para Chagas, destacando um grave problema de saúde pública no município.

Segundo especialistas, a alta taxa de infecção, especialmente entre pessoas com mais de 50 anos, que são mais vulneráveis à evolução da doença. Eles indicam que a prevalência da Doença de Chagas na região pode estar ligada à presença do barbeiro, inseto transmissor, em áreas rurais, além de fatores históricos e ambientais específicos do município.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Leia também

Gabriel Bortoleto é campeão mundial da Fórmula 2

Reforma tributária e transição energética são destaques desta semana no Congresso Nacional