Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

22 de fevereiro de 2025

Programa Sorrindo na Escola inicia atividades e amplia atendimento em Pelotas

Profissionais visitam unidades educacionais e realizam atividades de educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor


Por Redação Clic Pelotas Publicado 21/02/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-02-21T073125.591
Foto: Divulgação/SMS

Instituído em Pelotas pela Lei 6.395/2016, o programa Sorrindo na Escola já teve início neste ano, com atividades educativas nas instituições de ensino a cargo de dentistas e auxiliares de saúde bucal da Rede de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Rasb/SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As visitas são realizadas uma vez por semestre, com atividades de educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.

O público-alvo é formado por crianças do Pré 2 ao terceiro ano do Fundamental e, de acordo com a coordenadora da Rasb, cirurgiã-dentista Christine Costa Acosta, houve adesão, neste ano, à Portaria Ministerial 4.636/2024, do Ministério da Saúde, para ampliação das atividades em saúde bucal via Programa Saúde na Escola (PSE). Isso leva à inclusão das turmas do Ensino Fundamental das escolas estaduais e do 5º ao 9º anos das municipais, ampliando o alcance do Sorrindo na Escola.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

“Nas visitas, realizamos atividades de escovação dental e educativas, com os temas higiene bucal, alimentação saudável e importância da consulta odontológica. O objetivo é reduzir o medo dos pequenos em relação à ida ao dentista”, pontua Christine, relatando aceitação, participação e respostas positivas do público-alvo.

Para este ano, a Rede de Atenção à Saúde Bucal do Município planeja, além da escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, a incorporação de exames de triagem e realização de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que devem ser feitos pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), geralmente, próximas às escolas visitadas. A coordenadora da Rasb salienta que é de suma importância a realização de exame clínico para detecção de doenças bucais de forma precoce, sobretudo a cárie dentária.