Programa Sorrindo na Escola inicia atividades e amplia atendimento em Pelotas
Profissionais visitam unidades educacionais e realizam atividades de educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor

Instituído em Pelotas pela Lei 6.395/2016, o programa Sorrindo na Escola já teve início neste ano, com atividades educativas nas instituições de ensino a cargo de dentistas e auxiliares de saúde bucal da Rede de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (Rasb/SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As visitas são realizadas uma vez por semestre, com atividades de educação em saúde, escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor.
O público-alvo é formado por crianças do Pré 2 ao terceiro ano do Fundamental e, de acordo com a coordenadora da Rasb, cirurgiã-dentista Christine Costa Acosta, houve adesão, neste ano, à Portaria Ministerial 4.636/2024, do Ministério da Saúde, para ampliação das atividades em saúde bucal via Programa Saúde na Escola (PSE). Isso leva à inclusão das turmas do Ensino Fundamental das escolas estaduais e do 5º ao 9º anos das municipais, ampliando o alcance do Sorrindo na Escola.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Nas visitas, realizamos atividades de escovação dental e educativas, com os temas higiene bucal, alimentação saudável e importância da consulta odontológica. O objetivo é reduzir o medo dos pequenos em relação à ida ao dentista”, pontua Christine, relatando aceitação, participação e respostas positivas do público-alvo.
Para este ano, a Rede de Atenção à Saúde Bucal do Município planeja, além da escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor, a incorporação de exames de triagem e realização de Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), que devem ser feitos pelos dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), geralmente, próximas às escolas visitadas. A coordenadora da Rasb salienta que é de suma importância a realização de exame clínico para detecção de doenças bucais de forma precoce, sobretudo a cárie dentária.