Rio Grande realiza 1ª Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
As propostas aprovadas nos debates no município serão encaminhadas pelos delegados que representarão o Rio Grande na 4ª Conferência Estadual, marcada para os dias 24, 25 e 26 deste mês, em Porto Alegre
Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer. Esse é o tema da 1ª Conferência Municipal da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Cidade do Rio Grande, aberta nesta quarta-feira (10), de forma virtual, e com encerramento previsto para esta quinta-feira (11).
A Conferência foi aberta pelo presidente do Conselho Municipal da Saúde, Olímpio Oliveira, e contou com a participação da titular da Secretaria da Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco e de mais de 150 profissionais dessa área no município.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na abertura, o presidente citou que a Conferência visa qualificar os profissionais, proporcionando melhoria no atendimento aos usuários do SUS. As propostas aprovadas nos debates no município serão encaminhadas pelos delegados que representarão o Rio Grande na 4ª Conferência Estadual, marcada para os dias 24, 25 e 26 deste mês, em Porto Alegre.
A secretária Zelionara Branco acentuou que, após o período da enchente, foi possível realizar essa Conferência e reforçou ser um momento importante para todos os trabalhadores da Saúde que vão poder apresentar suas demandas e possíveis soluções.
Já o advogado e diretor da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT), Emerson Rodrigues da Silva foi o palestrante na abertura da Conferência e afirmou que a missão dos trabalhadores e das trabalhadoras é uma das mais nobres: cuidar da Saúde.
EIXOS
Os participantes da Conferência Municipal estão inseridos nos debates em três eixos temáticos. Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde; Eixo 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Eixo 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.