Saiba as vantagens da Manga na alimentação
deal para saladas de frutas ou pratos principais, a manga se destaca por seus benefícios à saúde, como a melhora do funcionamento intestinal, fortalecimento da imunidade e saúde ocular
A manga é uma fruta que conquista pela versatilidade, doçura e frescor. Seja em sucos, smoothies, pratos salgados ou consumida in natura, ela adiciona cor, sabor e nutrientes às refeições. Ideal para saladas de frutas ou pratos principais, a manga se destaca por seus benefícios à saúde, como a melhora do funcionamento intestinal, fortalecimento da imunidade e saúde ocular.
Apesar de ser símbolo do Brasil tropical, a manga tem origem asiática, sendo cultivada há mais de 5 mil anos e considerada a fruta nacional de países como Índia e Paquistão. No Brasil, adaptou-se com facilidade e hoje é presença constante no dia a dia e nos menus de restaurantes. “A manga é uma fruta deliciosa e rica em nutrientes essenciais para a saúde”, comenta Thamires Lima, nutricionista do Oba Hortifruti.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Benefícios nutricionais da manga
Rica em fibras, a manga ajuda na saúde intestinal e promove saciedade, auxiliando no controle de peso. A vitamina C presente na fruta é essencial para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. Além disso, a manga contém ácido glutâmico, que melhora a concentração e a memória, além de minerais como cálcio, magnésio e potássio, fundamentais para ossos, músculos e hidratação.
Seu tom amarelo-alaranjado é resultado do betacaroteno, convertido em vitamina A pelo organismo, que auxilia na saúde dos olhos e previne problemas como cegueira noturna. A presença de antioxidantes, como polifenóis e vitamina C, também combate os radicais livres, promovendo uma pele e cabelos mais saudáveis.
Como incluir a manga no cardápio
A manga é uma excelente aliada para pratos doces e salgados. “Ela pode ser consumida pura, em shakes ou como complemento de saladas, agregando sabor e valor nutricional às refeições”, afirma a nutricionista Carolina Nobre. Além disso, é uma forma prática de incentivar o consumo de frutas, especialmente entre crianças, que geralmente aceitam bem o sabor doce da manga.