Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

27 de novembro de 2024

Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS

Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro


Por Kathrein Silva Publicado 27/11/2024
Ouvir: 00:00
insulina_teste_05082110279 (1)
Foto: Marcello Casal Jr

Um acordo para antecipar a entrega de uma remessa de 1,8 milhão de unidades de insulina até o fim de dezembro, foi anunciado pelo Ministério da Saúde. A pasta informou que a estratégia garante o abastecimento no Sistema único de Saúde (SUS).

O acordo com a Novo Nordisk, segundo o comunicado, define a entrega de 93% do volume contratado até dezembro. A previsão inicial era disponibilizar apenas 50% ainda este ano. A pasta destaca que a insulina é produzida em planta localizada em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulinas do Brasil e da América Latina.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Segundo o ministério, a produção da empresa no Brasil é responsável por 15% de todo o fornecimento mundial do insumo.

Oferta ininterrupta

No comunicado, o Ministério da Saúde informa manter aquisições regulares para oferta de insulina no SUS, “garantindo o abastecimento ininterrupto do medicamento”. Até outubro deste ano, foram distribuídas 49,9 milhões de unidades de insulinas NPH e 10,7 milhões de insulina regular (frascos e canetas) para todo o país, atendendo a demanda de estados e municípios.

A orientação é que qualquer pessoa com indicação de uso de insulina e dificuldade para acessar o medicamento em farmácias privadas, inclusive por meio do programa Farmácia Popular, procure uma unidade básica de saúde (UBS) para solicitar a medicação.