Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

18 de setembro de 2024

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pelotas conquista 4° lugar na Olimpíada Estadual do SAMU

Equipe de Pelotas mostra excelência em simulações de urgência e emergência na competição estadual


Por Anelise Freitas Publicado 13/09/2024
Ouvir: 00:00
samu
Foto: Divulgação SAMU

Na última quinta-feira (5), a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pelotas se destacou ao conquistar o 4º lugar na Olimpíada Estadual do SAMU, realizada em Porto Alegre. A competição envolveu 18 equipes de Unidades de Suporte Avançado, e foi parte das celebrações dos 20 anos de implantação do serviço no Rio Grande do Sul.

Durante o evento, as habilidades das equipes foram avaliadas em um ambiente de simulação, projetado para aprimorar a capacitação, a interação e o compartilhamento de conhecimentos. Os participantes foram desafiados em quatro cenários críticos: parada cardiorrespiratória, extricação, imobilização padrão e transporte via aérea.

Sabrina Lima, coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Pelotas, comentou relatando seu orgulho pelo desempenho da equipe.

“Essa excelente colocação reflete a importância da educação permanente em urgência. Desde o início do ano, o Núcleo de Urgências tem promovido capacitações internas e externas, o que contribuiu significativamente para este resultado”, afirmou Sabrina.

Atualmente, o SAMU de Pelotas conta com 125 profissionais que operam 24 horas por dia, atendendo cerca de nove mil chamadas mensais, com aproximadamente 1,6 mil atendimentos realizados, divididos entre serviços básicos, avançados e motolância.

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende pelo telefone 192, mas o usuário também pode usar o aplicativo “Chamar 192”, que agiliza o atendimento nas centrais de regulação do Serviço e pode ser baixado diretamente pela loja de aplicativos. Após a instalação, o usuário cadastra seus dados básicos e isso agiliza o atendimento no momento de necessidade. Além disso, o aplicativo conta com GPS, para indicar ao Samu a localização do solicitante, pois quem liga nem sempre consegue informar o endereço exato, por não ter certeza de onde está ou por estar nervoso.

Quando chamar, ou não, o SAMU, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência:
O SAMU deve ser chamado em situações de urgência e emergência, quando existe risco de morte dos envolvidos. O Serviço atende situações como: problemas cardio-respiratórios, envenenamento, queimaduras graves, maus tratos, trabalho de parto em que exista risco de morte para a mãe ou para o bebê, tentativas de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito súbitas, acidentes com vítimas, afogamentos, choques elétricos, acidentes com produtos perigosos, suspeita de AVC ou infarto, agressão com armas de fogo ou armas brancas, desabamentos e convulsões. Em casos como febre, dores crônicas, vômito e diarreia, deslocamento de pacientes, trocas de sonda, cortes com pouco sangramento, entorses e cólicas renais, o Samu não deve ser chamado e o paciente deve se deslocar, ou ser levado, até uma unidade básica de saúde (UBS), uma unidade básica de atendimento imediato (Ubai) ou a unidade de pronto atendimento (UPA).