Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

05 de fevereiro de 2025

Vacina contra câncer que utiliza mRNA é anunciada pela Rússia

Conforme a agência de notícias russa Tass, a vacina será distribuída gratuitamente aos pacientes russos em 2025


Por Kathrein Silva Publicado 18/12/2024
Ouvir: 00:00
Clic (12)
Foto: Alernon77

Uma vacina contra o câncer utilizando mRNA foi anunciada pelo Ministério da Saúde da Rússia. A informação foi publicada na Tass, agência russa de notícias. O imunizante é uma criação em colaboração com diversos centros de pesquisa.

Conforme a agência de notícias, a vacina será distribuída gratuitamente aos pacientes russos em 2025. Segundo o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde da Federação Russa, a vacina adota uma abordagem individualizada.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

A tecnologia utilizada é a mRNA (RNA mensageiro), a mesma das vacinas contra a covid-19, que permite que o sistema imunológico identifique e combata células específicas.  Por meio da análise genética do tumor de cada paciente, é desenvolvida uma formulação personalizada capaz de “ensinar” o organismo a reconhecer e destruir células cancerígenas.

Segundo Alexander Gintsburg, diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, os testes pré-clínicos mostraram que a vacina consegue suprimir o desenvolvimento de tumores e impedir possíveis metástases. 

No entanto, detalhes mais específicos, como os tipos de câncer que podem ser tratados com o imunizante, ainda não foram divulgados.

EnteroMix

Além da vacina de mRNA, a Rússia também aposta em uma abordagem complementar para combater o câncer: a vacina oncolítica EnteroMix. O imunizante, segundo especialistas, utiliza uma combinação de quatro vírus não patogênicos, que têm a capacidade de destruir células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a imunidade antitumoral dos pacientes.

Os primeiros testes clínicos com a EnteroMix devem começar entre o fim de 2024 e o início de 2025, com pacientes recrutados para a fase inicial. 

Assim como na vacina de mRNA, não foram fornecidas informações detalhadas sobre a eficácia ou os tipos de tumores visados pela nova tecnologia.