Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Workshop discute atuação do assistente social na Saúde em Pelotas

Durante o evento, diversos aspectos da profissão foram debatidos, com ênfase na atuação dos assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS)


Por Redação Clic Pelotas Publicado 29/11/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2024-11-29T151135.842
Foto: Divulgação

A Prefeitura, por meio do Núcleo de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde (Nuseso/SMS), com apoio do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-RS) e do Senac, promoveu, nesta sexta-feira (29), o 2° workshop “Processo de trabalho do assistente social na Saúde – Nas trilhas do SUS”. O evento, realizado na Escola Senac, reuniu assistentes sociais da SMS, de outros serviços de Saúde e da rede intersetorial.

Durante o evento, diversos aspectos da profissão foram debatidos, com ênfase na atuação dos assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). A assistente social Vera Garcia destacou a importância do cuidado individualizado no atendimento ao usuário. “O cuidado de olhar para o sujeito, com suas possibilidades e limites, é essencial para organizar e reorganizar o seu modo de vida. Entender o que é negligência e o que é desconhecimento, vulnerabilidade e necessidade de orientação e encaminhamentos para apropriação de direitos é um dos principais papéis do assistente social”, afirmou Vera enfatizando a importância do trabalho na promoção de direitos.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Design sem nome – 2024-11-29T151110.877
Foto: Divulgação

Desde a criação do SUS, o trabalho de assistente social na saúde têm sido fundamentais na organização e estruturação de serviços, programas e projetos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), consolidando sua atuação como agentes essenciais para o fortalecimento da saúde pública. Atualmente, a SMS conta com 57 assistentes sociais distribuídos entre diretorias e redes de atenção. Nessas áreas, os profissionais atuam na gestão, no planejamento de políticas públicas e no atendimento direto aos usuários.

A realização do workshop foi possível graças à parceria da equipe da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RDCNT) e de assistentes sociais, que contribuíram para idealizar e organizar o evento. Juntos, reforçaram a importância do trabalho em equipe para fomentar reflexões e fortalecer o compromisso com os princípios do SUS.

O encontro também homenageou profissionais que marcaram a história do serviço social em Pelotas, reconhecendo seu legado na luta por direitos e valorização da profissão, conforme destacou a coordenadora do Núcleo de Serviço Social, assistente social Daiane Oliveira da Rosa.

Leia também:

IFSul inaugura exposição “Semana do Design – Planejar um Amanhã Sustentável”

Prefeitura de Camaquã destina R$ 1,1 milhão para manutenção do PS e da maternidade do HNSA