Workshop discute atuação do assistente social na Saúde em Pelotas
Durante o evento, diversos aspectos da profissão foram debatidos, com ênfase na atuação dos assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS)
A Prefeitura, por meio do Núcleo de Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde (Nuseso/SMS), com apoio do Conselho Regional de Serviço Social (Cress-RS) e do Senac, promoveu, nesta sexta-feira (29), o 2° workshop “Processo de trabalho do assistente social na Saúde – Nas trilhas do SUS”. O evento, realizado na Escola Senac, reuniu assistentes sociais da SMS, de outros serviços de Saúde e da rede intersetorial.
Durante o evento, diversos aspectos da profissão foram debatidos, com ênfase na atuação dos assistentes sociais no Sistema Único de Saúde (SUS). A assistente social Vera Garcia destacou a importância do cuidado individualizado no atendimento ao usuário. “O cuidado de olhar para o sujeito, com suas possibilidades e limites, é essencial para organizar e reorganizar o seu modo de vida. Entender o que é negligência e o que é desconhecimento, vulnerabilidade e necessidade de orientação e encaminhamentos para apropriação de direitos é um dos principais papéis do assistente social”, afirmou Vera enfatizando a importância do trabalho na promoção de direitos.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Desde a criação do SUS, o trabalho de assistente social na saúde têm sido fundamentais na organização e estruturação de serviços, programas e projetos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), consolidando sua atuação como agentes essenciais para o fortalecimento da saúde pública. Atualmente, a SMS conta com 57 assistentes sociais distribuídos entre diretorias e redes de atenção. Nessas áreas, os profissionais atuam na gestão, no planejamento de políticas públicas e no atendimento direto aos usuários.
A realização do workshop foi possível graças à parceria da equipe da Rede de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (RDCNT) e de assistentes sociais, que contribuíram para idealizar e organizar o evento. Juntos, reforçaram a importância do trabalho em equipe para fomentar reflexões e fortalecer o compromisso com os princípios do SUS.
O encontro também homenageou profissionais que marcaram a história do serviço social em Pelotas, reconhecendo seu legado na luta por direitos e valorização da profissão, conforme destacou a coordenadora do Núcleo de Serviço Social, assistente social Daiane Oliveira da Rosa.
Leia também:
IFSul inaugura exposição “Semana do Design – Planejar um Amanhã Sustentável”
Prefeitura de Camaquã destina R$ 1,1 milhão para manutenção do PS e da maternidade do HNSA