Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Semana do Patrimônio 2024 inicia terça-feira, (20), na cidade de Rio Grande

A abertura do evento será realizada na terça-feira (20), a partir das 13h45, no Salão Nobre da Prefeitura, a cerimônia de abertura terá uma palestra sobre "Renovação e Permanências na Trajetória do Paço Municipal"


Por Larissa Rodrigues Publicado 19/08/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (19)

Semana do Património 2024, acontece entre os dia 20 e 30 de agosto, na cidade de Rio Grande. Com o tema “Da Casa Nobre ao Paço Municipal”, o evento é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Rio Grande e São José do Norte, com suporte da Prefeitura Municipal de Rio Grande e Patrocínio da Portos RS e Governo do Estado do RS.

A abertura do evento será realizada na terça-feira (20), a partir das 13h45, no Salão Nobre da Prefeitura, a cerimônia de abertura terá uma palestra sobre “Renovação e Permanências na Trajetória do Paço Municipal”.

A proposta visa consolidar conhecimentos e práticas que estejam em sintonia com a pesquisa e a gestão do patrimônio cultural no contexto histórico-cultural do município. O foco é promover atividades formativas que fortaleçam processos como a salvaguarda, gestão, difusão, valorização e democratização do patrimônio, além da educação patrimonial. O objetivo é garantir o cumprimento contínuo dos marcos legais relacionados ao patrimônio cultural.

As atividades serão concentradas , em sua maioria, principalmente no prédio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, que completa 200 anos de construção neste ano. Além disso, o antigo Quartel General, que atualmente é sede da Secretaria de Coordenação, Planejamento, Habitação e Regularização Fundiária, também será um dos locais destacados, juntamente com o Prédio da Alfândega, o Mercado Público, a Matriz e a Capela de São Pedro.

A praça Xavier Ferreira, também será outro espaço importante para as atividades relacionadas ao tema. que ocorrerão em locais descentralizados, com a participação ativa dos parceiros que se juntaram ao evento.

A Semana do Patrimônio de 2024 segue as diretrizes estabelecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE). Desde 2022, após o período pandêmico, as atividades culturais têm sido gradualmente retomadas de forma presencial, com o objetivo de fortalecer a interação e promover a difusão cultural e incentivar o sentimento de pertencimento.

Este ano, o evento foi programado para coincidir com a data da Noite do Centro Histórico, buscando destacar e valorizar as histórias do passado, que recentemente foram ameaçadas pelas enchentes e chuvas ocorridas entre abril e maio, que acabou impactando de maneira mais significativa o Município e o Estado do Rio Grande do Sul.