Sobe para cinco o número de pontos impróprios para banho no Laranjal em 2025
Os dados atualizados estarão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) apresentou, nesta sexta-feira (3), a terceira edição do boletim Balneabilidade 2025. O levantamento mais recente indica que, dos 93 locais avaliados no litoral e no interior do Rio Grande do Sul, 80 estão aptos para banho e 13 foram considerados impróprios para banhistas nesta semana.
Pontos impróprios para banho nesta semana:
- Barra do Ribeiro – Praia Recanto das Mulatas – Lago Guaíba
- Cerrito – Balneário Cerrito – Rio Piratini
- Pedro Osório – Balneário Pedro Osório – Rio Piratini
- Pelotas – Valverde – Av. Sen. Joaquim A. Assumpção
- Pelotas – Santo Antônio – Rua São José do Norte
- Pelotas – Valverde – Trapiche
- Pelotas – Santo Antônio – Rua Bagé
- Pelotas – Santo Antônio – Av. Rio Grande do Sul
- São Jerônimo – Praia do Encontro – Rio Jacuí
- São Lourenço do Sul – Praia das Ondinas
- Torres – Praia Grande – Praça Claudino Nunes Pereira
- Torres – Prainha – Rua Joaquim Porto
- Tramandaí – Av. da Igreja
O número de locais próprios para banho apresentou uma redução em comparação ao boletim anterior, divulgado no dia 27 de dezembro, que apontava 86 áreas aptas para banhistas. No Litoral Norte, onde todos os 34 pontos monitorados estavam próprios na edição anterior, três locais passaram para a condição de impróprios no boletim mais recente.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Novidades do boletim
- Após o feriado de Natal, foram adicionados à lista de impróprios dois novos pontos em Torres e um em Tramandaí, local que já havia sido classificado como impróprio no primeiro boletim da temporada.
- Em Pelotas, três novos locais também foram incluídos entre os impróprios.
Critérios de avaliação
A classificação de águas como próprias ou impróprias considera os níveis de Escherichia coli (E. coli) de acordo com normas definidas por resoluções ambientais. Um ponto é considerado impróprio se:
- Duas ou mais amostras, em um período de cinco semanas, apresentarem concentração de E. coli superior a 800.
- A amostra mais recente exceder 2.000 para E. coli.
- A contagem de cianobactérias ultrapassar 50.000 células por mililitro em determinados locais.
Monitoramento e fiscalização
A Fepam realiza inspeções regulares durante a temporada para prevenir descartes irregulares que possam comprometer a qualidade das águas. No Litoral Norte, 34 pontos de água salgada, entre Palmares do Sul e Torres, são analisados semanalmente. O material coletado é enviado para análise microbiológica em Porto Alegre.
O monitoramento de áreas internas e outras regiões, como o Litoral Sul e Médio, conta com o suporte de organizações como a Corsan e o Sanep.
Projeto Balneabilidade 2025
Nesta edição, o projeto Balneabilidade vai realizar 15 análises, ao longo de 15 semanas consecutivas, que irão compor os boletins com resultado semanal da balneabilidade de praias e balneários do Estado, sempre levando em consideração as cinco análises mais recentes.
A divulgação dos boletins será feita sempre às sextas-feiras, até o último fim de semana de fevereiro. Os dados atualizados estarão disponíveis no site e mídias sociais da Fepam, e no web aplicativo Balneabilidade.
Os avisos de local próprio ou impróprio estarão em destaque em placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água. Os veranistas também poderão consultar os resultados das análises no web aplicativo Balneabilidade.
Recomendações aos banhistas:
- Entre na água apenas em local com condição PRÓPRIA para banho.
- Evite tomar banho, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos.
- Não tome banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.