Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

01 de janeiro de 2025

Sonda espacial da Nasa se torna objeto criado pelo homem que ficou mais perto do astro

O equipamento voando em direção à coroa do sol (atmosfera externa do sol) passou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar em 24 de dezembro


Por Kathrein Silva Publicado 29/12/2024
Ouvir: 00:00
Clic (60)
Foto: Nasa / Divulgação

A Sonda Solar Parker se tornou o objeto feito pelo homem que ficou mais perto do astro. A Nasa informou nesta sexta-feira (27) que o equipamento está seguro e operando normalmente após completar com sucesso a aproximação do Sol.

O equipamento voando em direção à coroa do sol (atmosfera externa do sol) passou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar em 24 de dezembro. A agência disse que a equipe de operações do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland, recebeu o sinal, um tom de farol, da sonda pouco antes da meia-noite dessa quinta-feira (26).

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

De acordo com site da Nasa, movendo-se a até 430 mil mph (692 mil km/h), a espaçonave suportou temperaturas de até 1.800 graus Fahrenheit (982 graus Celsius).

Para completar sua missão, a sonda foi construída com um escudo composto de carbono de cerca de 11,4 centímetros de espessura e 2,4 metros de largura que pode suportar temperaturas que chegam a quase 1.400ºC. A previsão dos cientistas é de que a sonda enfrente temperaturas de até 980ºC nesta terça.