Sonda espacial da Nasa se torna objeto criado pelo homem que ficou mais perto do astro
O equipamento voando em direção à coroa do sol (atmosfera externa do sol) passou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar em 24 de dezembro
A Sonda Solar Parker se tornou o objeto feito pelo homem que ficou mais perto do astro. A Nasa informou nesta sexta-feira (27) que o equipamento está seguro e operando normalmente após completar com sucesso a aproximação do Sol.
O equipamento voando em direção à coroa do sol (atmosfera externa do sol) passou a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície solar em 24 de dezembro. A agência disse que a equipe de operações do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, em Maryland, recebeu o sinal, um tom de farol, da sonda pouco antes da meia-noite dessa quinta-feira (26).
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
De acordo com site da Nasa, movendo-se a até 430 mil mph (692 mil km/h), a espaçonave suportou temperaturas de até 1.800 graus Fahrenheit (982 graus Celsius).
Para completar sua missão, a sonda foi construída com um escudo composto de carbono de cerca de 11,4 centímetros de espessura e 2,4 metros de largura que pode suportar temperaturas que chegam a quase 1.400ºC. A previsão dos cientistas é de que a sonda enfrente temperaturas de até 980ºC nesta terça.