Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Telescópio Hubble captura imagem de supernova a 290 milhões de anos-luz da Terra

A imagem foi capturada na última sexta-feira (9), na galáxia Leda 857074


Por Kathrein Silva Publicado 12/08/2024
Ouvir: 00:00
PNG – 2024-08-12T101651.798
Foto: ESA/Hubble & NASA, RJ Foley

Uma supernova chamada SN 2022ADQZ, na galáxia espiral barrada Leda 857074, foi capturada pelo telescópio Hubble, da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) na última sexta-feira (9). A galáxia fica na constelação Eridanus, distante 290 milhões de anos-luz da Terra. 

Conforme a Nasa, um dos caminhos que pode levar a uma supernova é a morte de uma estrela supermassiva. Ou seja, quando esta fica sem seu combustível de hidrogênio, ela começa um estágio em que funde os elementos restantes em outros mais pesados. Reações que geram menos força externa para equilibrar o puxão gravitacional da estrela para dentro.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

 À medida que elementos mais pesados ​​se formam no núcleo da estrela, o próprio núcleo começa a colapsar completamente sob sua própria gravidade, e as camadas externas da estrela explodem em uma explosão de supernova. Dependo da massa ou gravidade inicial, pode gerar ou uma estrela de neutrôns ou um buraco negro.

A ocorrência do fenômeno tem impacto direto em astros ao seu redor. Após a explosão, a dispersão de elementos no espaço pode contribuir para a formação de novas estrelas e planetas, indicam estudos da agência.