Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

09 de janeiro de 2025

Pelotas forma 12 novos Agentes de Trânsito em curso de capacitação

Carga horária de 200 horas/aula, entre teoria e prática, garantirão certificado aos participantes


Por Redação Clic Pelotas Publicado 09/01/2025
Ouvir: 00:00
Design sem nome – 2025-01-09T083740.539
Foto: Divulgação/STT

Doze novos agentes de Trânsito participam do curso previsto pela Portaria 966/2022 da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A carga horária de 200 horas/aula inclui teoria e prática. A formação iniciou-se nesta semana e se estenderá pelos meses de janeiro e fevereiro. O conteúdo é dividido em nove módulos.

“Estamos investindo em um curso completo e moderno, que prepara os profissionais para lidar com os desafios da mobilidade urbana e garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas. Queremos agentes preparados não só para fiscalizar, mas, também, para educar e orientar a população, construindo um trânsito mais humano e eficiente”, observa o secretário de Transporte e Trânsito, Eduardo Monteiro.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

O curso para os novos agentes é indispensável para qualificá-los e torná-los profissionais exemplares no desempenho das atividades. O conteúdo é ministrado por agentes mais experientes, com formação de instrutores, e dá direito a certificado. A primeira etapa é de treinamento teórico, na sede da Secretaria de Transporte e Trânsito, enquanto a segunda será de prática, acompanhada por agentes mais antigos.

Módulos

– Módulo I – Legislação de trânsito – Conceitos e definições, Normas de circulação e conduta, Sistema Nacional de Trânsito, Medidas administrativas e penalidades, Dados a serem observados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e no Certificado de Licenciamento Anual (CLA), Veículos, Normas do Contran e Denatran aplicadas à fiscalização e operação de trânsito.

– Módulo II – Noções de Engenharia de Tráfego e sinalização de trânsito – Conceito de mobilidade e circulação, elementos da Engenharia de Tráfego, Sinalização viária, Fiscalização eletrônica.

– Módulo III – Legislação de trânsito aplicada – Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito.

– Módulo IV – Ética e cidadania – Conceitos e definições, Ética geral, Ética profissional, Cidadania e trânsito.

– Módulo V – Psicologia aplicada – Conceitos e definições, Comunicação interpessoal, Administração de conflitos, Diferenças individuais, Assertividade.

– Módulo VI – O papel educador do agente – Conceitos e definições, O agente enquanto educador de trânsito (Artº 280 do CTB), Auto de Infração como ato vinculado.

– Módulo VII – Língua Portuguesa – Noções básicas de comunicação oral e escrita.

– Módulo VIII – Operação e fiscalização de trânsito – Conceitos e definições, Técnicas de abordagem, Operação, Fiscalização, Integração com a Engenharia de Tráfego.

– Módulo IX – Prática operacional – Técnicas de abordagem, Prática de fiscalização, Prática de operação.

Leia também

Caso do bolo envenenado em Torres: corpo do sogro é exumando e deve passar por perícia

Governo Federal quer fomentar e-commerce no Norte, Nordeste e Centro-Oeste