Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

19 de setembro de 2024

Trecho Rio Grande – Pelotas terá retorno de trem de passageiros

Serviço havia sido desativado no ano de 1996, quando apenas o transporte de cargas continuou operando no trecho


Por João Victor Fagundes Publicado 20/08/2024
Ouvir: 00:00
TREM
Foto: DIário da Manhã

Recentemente, a União assinou o contrato que prevê a ativação do serviço de transporte de passageiros em seis linhas férreas no Brasil, incluindo no trecho Rio Grande – Pelotas, que desde o ano de 1996 estava inoperante entre as cidades, passando a executar somente o transporte de cargas.

O próximo passo do projeto é a execução do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da área, que se aprovado, passará a fazer parte de uma Audiência Pública, pela análise do Tribunal de Contas da União, e por fim, a definição de um processo licitatório.

A expectativa é que o trabalho realizado por empresas licitadas seja entregue no fim deste ano. Além disso, a possibilidade que o mesmo operador de malha, neste caso, a Rumo Logística, assuma o transporte de passageiros. No entanto, a confirmação depende da aprovação das condições realizadas durante os estudos e da análise do contrato da operadora.