UBS na Rua de Apoio às Enchentes atende moradores do Laranjal
Edição foi realizada na Igreja Santo Antônio nesta sexta-feira (5). Diversos serviços foram disponibilizados
Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Pelotas promoveu o UBS na Rua – Edição de Apoio às Enchentes, desta vez, contemplando os moradores do bairro Laranjal. A iniciativa, realizada na Igreja Santo Antônio (avenida José Maria da Fontoura, 777), das 9h às 15h, visa aproximar a população dos serviços oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), principalmente após a calamidade pública vivenciada pelo Município e Estado.
Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, agentes comunitários de saúde e assistentes sociais, atenderam a população. Os moradores tiveram acesso a diversos serviços, como atendimento de saúde mental, acolhimento de demandas agudas de saúde, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites B e C), coleta citopatológica, práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) e vacinação para difteria e tétano (dT), Influenza (gripe) e Covid-19.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Além disso, os participantes do UBS na Rua receberam orientações sobre vários tópicos relacionados à saúde – benefícios governamentais para atingidos pelas cheias; alimentação saudável, higienização adequada e saúde bucal e regulação de consultas e exames.
O público infantil foi recebido com atividades desenvolvidas pelas equipes dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF). Até as 13h desta sexta, 95 atendimentos foram realizados.
Moradores aprovam iniciativa
A estudante Jaine Gonçalves Lopes, de 24 anos, é moradora do Valverde e foi com o marido e dois filhos ao evento.
“Hoje, vim para a vacinação do meu filho de um ano e seis meses de idade. Achei a ação muito boa, principalmente para a saúde das crianças. Fica mais fácil para quem não tem condições de ir até a UBS”, afirmou. Quem também aprovou a iniciativa foi Jennifer Castilhos, 23. “Moro no Barro Duro e trouxe a minha filha para buscarmos um dentista, é uma boa oportunidade”.