Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

03 de janeiro de 2025

Aumenta para 92 o número de vítimas de intoxicação alimentar em Pelotas após consumo de tortas frias

Os dados foram atualizados pela Prefeitura de Pelotas nesta segunda-feira (30), após a análise de 166 pessoas que consumiram o produto.


Por Anelise Freitas Publicado 30/12/2024
Ouvir: 00:00
Bactéria Estafilococos é confirmada em caso de intoxicação alimentar em Pelotas
Foto: Arquivo Pessoal

O número de vítimas de intoxicação alimentar em Pelotas, após o consumo de tortas frias de frango da lancheria Circulu’s, aumentou para 92. Os dados foram atualizados pela Prefeitura de Pelotas nesta segunda-feira (30), após a análise de 166 pessoas que consumiram o produto. O surto, que foi inicialmente associado às tortas frias, resultou em sintomas típicos de gastroenterite, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia.

A Vigilância em Saúde do município coletou amostras de alimentos, como maionese, palmito e azeitonas, do estabelecimento Circulu’s para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). Os resultados das amostras devem ser divulgados ainda nesta segunda-feira.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Apesar do aumento no número de casos, a Vigilância Sanitária não encontrou irregularidades nas instalações da lancheria durante a fiscalização. A Circulu’s se manifestou por meio de uma nota oficial, reafirmando seu compromisso com a segurança alimentar e colaborando com as investigações para esclarecer o ocorrido.

Confira a nota do estabelecimento:

“Recebemos com profundo respeito e preocupação a notícia de que alguns clientes apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação alimentar após consumirem nossas tradicionais tortas frias natalinas. Mais do que uma empresa, somos parte de uma comunidade, e o respeito à dignidade humanda – fundamento da República Federativa do Brasil, consagrado no artigo 1º, inciso III, da Constituição Federal – é o alicerce de nossas ações.

Ao longo de 33 anos, sempre pautamos nossa conduta pela valorização da saúde, do bem-estar e da confiança, trabalhando com rigorosos padrões de higiene, segurança dos alimentos e qualidade. Reconhecemos a gravidade da situação e nos solidarizamos com os clientes afetados e suas famílias, reafirmando nosso compromisso de buscar soluções que honrem a dignidade e a integridade de cada pessoa envolvida.

Nesta data, recebemos a visita da Vigilância Sanitária, que realizou uma inspeção detalhada em nossas instalações e colheu amostras para análise. A vistoria não identificou irregularidades nos ambientes ou mercadorias, possibilitanto a continuidade de nossas atividades. No entanto, seguimos conduzindo testes internos e colaborando com as autoridades para elucidar os fatos com transparência e responsabilidade.

Estamos atentos e disponíveis para prestar esclarecimentos às famílias impactadas. Caso haja a confirmação da correlação dos sintomas apresentados com o produto do Circulu’s Lanches, prestaremos todo apoio e assistência. Reafirmamos nosso compromisso de atuar de forma ética e responsável, assegurando que cada cliente tenha sua dignidade respeitada em todas as circunstâncias. 

Agradecemos a confiança da comunidade e reiteramos nossa dedicação aos valores que sempre nortearam nossa trajetória: a dignidade humana, a saúde e a segurança de quem nos escolhe. 

Direção do Circulu’s Lanches

Pelotas, 26 de Dezembro de 2024.”

Leia também

Caso de suposta intoxicação alimentar em Pelotas: Itens coletados em lancheria estão em análise

Rio Grande do Sul encerra 2024 com mais de 118 mil estudantes beneficiados no programa Pé-de-Meia