Bactéria é confirmada em caso de intoxicação alimentar em Pelotas
Com a confirmação da bactéria Estafilococos, a próxima etapa da investigação será a análise da amostra do alimento, que será encaminhada ao Laboratório de Enterotoxinas da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais
O número de vítimas de intoxicação alimentar em Pelotas, após o consumo das tortas frias de frango da lancheria Circulu’s, aumentou para 92, conforme os dados atualizados pela Prefeitura de Pelotas nesta segunda-feira (30). Os primeiros resultados dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) confirmaram a presença da bactéria estafilococos coagulase positiva nas amostras dos alimentos consumidos. O surto foi inicialmente associado ao consumo das tortas frias, e as vítimas apresentaram sintomas típicos de gastroenterite, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia.
Com a confirmação da bactéria, a próxima etapa da investigação será a análise da amostra do alimento, que será encaminhada ao Laboratório de Enterotoxinas da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais. O objetivo é verificar o potencial enterotoxigênico da bactéria e a presença de enterotoxinas estafilocócicas, substâncias que, em quantidades elevadas, causam os sintomas de vômitos e diarreia, típicos da intoxicação alimentar.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Apesar do aumento no número de casos, a Vigilância Sanitária de Pelotas não encontrou irregularidades nas instalações da lancheria durante a fiscalização.
Leia também
Caso de suposta intoxicação alimentar em Pelotas: Itens coletados em lancheria estão em análise
Rio Grande do Sul encerra 2024 com mais de 118 mil estudantes beneficiados no programa Pé-de-Meia