Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Forte instabilidade climática afeta a Zona Sul do RS neste fim de semana

Chuva forte, ventos intensos e mar agitado são esperados para o sábado e domingo (14 e 15) na região


Por Anelise Freitas Publicado 13/12/2024
Ouvir: 00:00
governador (20)
Foto: Ilustrativa

Neste sábado (14) e domingo (15), a zona sul do Rio Grande do Sul enfrentará condições de instabilidade climática severas devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao oceano. A previsão aponta para chuvas fortes e rajadas de vento, com destaque para o Sul e Litoral Sul do estado.

No sábado, os acumulados de chuva podem variar entre 70 e 120 mm/dia nas regiões de Sul e Litoral Sul, enquanto nas demais áreas do estado os valores ficam entre 20 e 50 mm/dia. As rajadas de vento serão intensas, podendo alcançar 70 a 90 km/h no Sul e parte da Costa Doce, com possibilidade de ultrapassar os 100 km/h em alguns momentos. O mar ficará agitado, o que representa risco para atividades náuticas.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Captura de tela 2024-12-13 165814
Foto: Divulgação / Defesa Civil

Já no domingo, as instabilidades continuam a instabilidade climática continua, com chuva moderada a forte no Sul, Litoral e Leste do estado, devido à presença de um ciclone no oceano. Os acumulados de chuva na zona sul devem ficar entre 30 e 70 mm/dia. As rajadas de vento, fortes e pontualmente intensas, podem variar entre 70 e 90 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h na região.

A Defesa Civil emitiu orientações importantes para a população, como o fechamento de janelas e portas, a desconexão de aparelhos elétricos e o não estacionamento de veículos perto de estruturas vulneráveis, como torres de transmissão e placas de segurança. A orientação também é para não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. A Defesa Civil recomenda que, em caso de emergência, as pessoas liguem para 190 ou 193.

Leia também

Investigação de furto de tablet revela tráfico de drogas em Rio Grande

Fifa confirma Copa de 2030 em dois continentes