Forte instabilidade climática afeta a Zona Sul do RS neste fim de semana
Chuva forte, ventos intensos e mar agitado são esperados para o sábado e domingo (14 e 15) na região
Neste sábado (14) e domingo (15), a zona sul do Rio Grande do Sul enfrentará condições de instabilidade climática severas devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão em direção ao oceano. A previsão aponta para chuvas fortes e rajadas de vento, com destaque para o Sul e Litoral Sul do estado.
No sábado, os acumulados de chuva podem variar entre 70 e 120 mm/dia nas regiões de Sul e Litoral Sul, enquanto nas demais áreas do estado os valores ficam entre 20 e 50 mm/dia. As rajadas de vento serão intensas, podendo alcançar 70 a 90 km/h no Sul e parte da Costa Doce, com possibilidade de ultrapassar os 100 km/h em alguns momentos. O mar ficará agitado, o que representa risco para atividades náuticas.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Já no domingo, as instabilidades continuam a instabilidade climática continua, com chuva moderada a forte no Sul, Litoral e Leste do estado, devido à presença de um ciclone no oceano. Os acumulados de chuva na zona sul devem ficar entre 30 e 70 mm/dia. As rajadas de vento, fortes e pontualmente intensas, podem variar entre 70 e 90 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h na região.
A Defesa Civil emitiu orientações importantes para a população, como o fechamento de janelas e portas, a desconexão de aparelhos elétricos e o não estacionamento de veículos perto de estruturas vulneráveis, como torres de transmissão e placas de segurança. A orientação também é para não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. A Defesa Civil recomenda que, em caso de emergência, as pessoas liguem para 190 ou 193.
Leia também
Investigação de furto de tablet revela tráfico de drogas em Rio Grande