Nova Casa de Passagem é inaugurada em Pelotas
Espaço voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade conta com 83 leitos, 21 quartos e área para abrigar os cães dos moradores
A prefeita Paula Mascarenhas inaugurou nesta quinta-feira (26) a nova Casa de Passagem do município, localizada na rua Senador Mendonça, 269. O novo local, para que as pessoas em situação de rua possam ter onde dormir, tomar banho e se alimentar, conta com 83 leitos e 21 quartos.
Desses 83 leitos, 55 são para o público masculino e 28 para pessoas LGBTQIA+, mulheres e pessoas com deficiência (PcD). A gestora do município falou sobre a importância da entrega e destacou o trabalho da Secretaria de Assistência Social (SAS) no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
“Isto é a realização de um sonho que já aguardávamos há um tempo. Nesses últimos anos, a SAS passou por diversos desafios, como a pandemia, enchente e falta de recursos, mesmo assim não deixamos de lado quem precisava do nosso apoio. Essa é uma entrega para as pessoas que precisam da ajuda do poder público e merecem dignidade. O local é humanizado e quem vem para cá pode se sentir acolhido. Com certeza é uma entrega que me aquece o coração”, disse a prefeita.
As pessoas em situação de vulnerabilidade já estavam usufruindo da Casa de Passagem desde a semana passada. O local conta com a segurança de dois guardas municipais e espaço para abrigar os cães dos moradores de rua. Conforme o coordenador dos abrigos da SAS, José Francisco Assunção, atualmente a Casa tem em média, 58 pessoas por noite.
A titular da pasta de Assistência Social, Raquel Nebel, direcionou sua fala aos moradores da Casa, lembrando do esforço que foi feito para conseguir este novo local para as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Essa inauguração é um sonho que começou com o ex-secretário Tiago Bündchen, de ter um espaço coletivo para as pessoas moradoras de rua, onde elas pudessem conviver e sentir que o local fosse delas, respeitando as regras do local. Sabemos dos desafios que tivemos nesses últimos anos, portanto, agora é o momento de vocês aproveitarem e desfrutarem do novo espaço”.
Após o cerimonial, a prefeita fez o desenlace da fita, simbolizando a inauguração da Casa de Passagem, e conheceu as instalações do local. Também estavam presentes a vereadora Miriam Marroni (PT), a secretária de Segurança Pública, Cintia Aires, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Lúcio Janes e a coordenadora da Casa de Passagem, Lidia Sacco.
Leia também:
Marroni anuncia mais oito secretários e o novo presidente do Sanep