Pelotas tem aumento de pontos próprios para banho e redução de locais impróprios
Os pontos impróprios para banho são o Trapiche, na Praia Valverde, e a Praia Santo Antônio, na Rua Bagé
O número de pontos próprios para banho em Pelotas aumentou de 2 para 4, de acordo com o segundo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2024/2025, divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na sexta-feira (27/12). A cidade segue acompanhando os critérios de qualidade da água, com monitoramento constante para garantir segurança aos banhistas.
No total, 92% dos 93 pontos analisados no Estado estão aptos para receber banhistas, e Pelotas não ficou de fora dessa melhoria. Entre os pontos próprios, estão as praias da cidade, incluindo o Valverde, que retornou à lista de locais seguros para banho.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Por outro lado, cinco pontos de Pelotas saíram da lista de impróprios, após melhorias nas condições da água, como o caso do Trapiche e da Praia Santo Antônio. A cidade teve a redução no número de locais impróprios para banho, com destaque para os avanços nas áreas monitoradas pela Fepam.
A análise das águas em Pelotas é realizada com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), que fazem coletas regulares para garantir a qualidade das águas. A Fepam também está intensificando ações de fiscalização na cidade, com o objetivo de prevenir o descarte irregular de dejetos nos pontos de banho.
De acordo com as recomendações da Fepam, é importante que os banhistas prefiram locais com a água classificada como própria para banho, evitando áreas próximas a córregos ou rios, principalmente após chuvas intensas. Além disso, é fundamental que a população evite se banhar em locais com concentração de algas, já que elas podem liberar toxinas prejudiciais à saúde.
A divulgação dos boletins segue semanalmente, até o último fim de semana de fevereiro, com as informações também disponíveis no site da Fepam e no aplicativo Balneabilidade. A Fepam alerta ainda para a importância das placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água, indicando as condições do local para banho.
Locais impróprios para banho em Pelotas:
- Valverde – Trapiche
- Santo Antônio – Rua Bagé
Leia também
Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Centro de Pelotas
Suspeito é preso com arma de fogo no Centro de Pelotas
BM apreende carro envolvido em atropelamento de idoso em Camaquã