Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

02 de janeiro de 2025

Pelotas tem aumento de pontos próprios para banho e redução de locais impróprios

Os pontos impróprios para banho são o Trapiche, na Praia Valverde, e a Praia Santo Antônio, na Rua Bagé


Por Anelise Freitas Publicado 30/12/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (82)
Foto: Felipe Boettge / Clic Pelotas

O número de pontos próprios para banho em Pelotas aumentou de 2 para 4, de acordo com o segundo boletim do projeto Balneabilidade da temporada 2024/2025, divulgado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na sexta-feira (27/12). A cidade segue acompanhando os critérios de qualidade da água, com monitoramento constante para garantir segurança aos banhistas.

No total, 92% dos 93 pontos analisados no Estado estão aptos para receber banhistas, e Pelotas não ficou de fora dessa melhoria. Entre os pontos próprios, estão as praias da cidade, incluindo o Valverde, que retornou à lista de locais seguros para banho.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Por outro lado, cinco pontos de Pelotas saíram da lista de impróprios, após melhorias nas condições da água, como o caso do Trapiche e da Praia Santo Antônio. A cidade teve a redução no número de locais impróprios para banho, com destaque para os avanços nas áreas monitoradas pela Fepam.

A análise das águas em Pelotas é realizada com apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), que fazem coletas regulares para garantir a qualidade das águas. A Fepam também está intensificando ações de fiscalização na cidade, com o objetivo de prevenir o descarte irregular de dejetos nos pontos de banho.

De acordo com as recomendações da Fepam, é importante que os banhistas prefiram locais com a água classificada como própria para banho, evitando áreas próximas a córregos ou rios, principalmente após chuvas intensas. Além disso, é fundamental que a população evite se banhar em locais com concentração de algas, já que elas podem liberar toxinas prejudiciais à saúde.

A divulgação dos boletins segue semanalmente, até o último fim de semana de fevereiro, com as informações também disponíveis no site da Fepam e no aplicativo Balneabilidade. A Fepam alerta ainda para a importância das placas informativas fixadas nos pontos de coleta de água, indicando as condições do local para banho.

Locais impróprios para banho em Pelotas:

  1. Valverde – Trapiche
  2. Santo Antônio – Rua Bagé

Leia também

Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas no Centro de Pelotas

Suspeito é preso com arma de fogo no Centro de Pelotas

BM apreende carro envolvido em atropelamento de idoso em Camaquã