Prefeitura de Pelotas inicia campanha de combate à dengue
A partir de segunda-feira (20), a campanha irá até o Sítio Floresta, na zona norte de Pelotas
A Prefeitura de Pelotas lançou a campanha de combate à dengue, com um trabalho integrado entre as secretarias de Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Qualidade Ambiental e de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui). Nesta quinta-feira (16), o mutirão foi realizado no bairro Fragata, e contou com 100 funcionários, sete retroescavadeiras, nove caçambas e um bobcat, além de outros 40 agentes de endemia e comunitários de saúde.
Intitulada Deu pra ti, aqui a dengue não vai se criar, a campanha pretende sensibilizar a comunidade pelotense no combate à doença. “Quem vai combater a dengue é a comunidade pelotense, pois temos uma responsabilidade coletiva. Cada ação de prevenção é um passo importante para garantir um ambiente mais saudável para todos, evitando que a cidade se veja sobrecarregada por casos de doença e suas consequências. Vamos juntos, com conscientização e ação, trabalhar para que Pelotas se livre da dengue e continue sendo uma cidade mais segura e saudável para seus moradores”, disse o prefeito Fernando Marroni.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Na quinta-feira, a atividade iniciou às 8h, no quadrilátero formado pela rua Major Francisco Nunes de Souza com avenidas Cidade de Lisboa, Duque de Caxias e Pinheiro Machado. Neste perímetro, a gestão solicitou aos moradores que descartem, em frente às casas, os objetos que juntem água parada, como pneus, garrafas, mobiliário, entre outros, para recolhimento.
A região foi escolhida por concentrar maior incidência. Em 2024, até 30 de dezembro, dos 631 focos detectados pela Prefeitura, praticamente a metade (49,29%) foi no bairro Fragata, seguido pelas Três Vendas (19,02%). O cronograma dos mutirões será alterado, e ajustado conforme as ações de ombate à dengue.
Os próximos passos
A partir de segunda-feira (20), a campanha irá até o Sítio Floresta, na zona norte de Pelotas. As equipes irão distribuir material educativo para evitar focos de proliferação do Aedes aegypti no município. Uma nova frente de trabalho contra a dengue está prevista para os dias 3 e 4 de fevereiro novamente no Fragata.
O impacto da dengue vai além dos sintomas desagradáveis que afetam os indivíduos, como febre, dor no corpo e cansaço. Quando não tratada adequadamente, a doença pode levar a complicações graves, como a dengue hemorrágica, que coloca a vida em risco. Isso torna ainda mais urgente a união de esforços entre a comunidade e os órgãos públicos no enfrentamento dessa ameaça.
Em Pelotas, existem 16 casos em investigação.
Por Assessoria de Imprensa
Leia também:
Pelotas recebe a 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música com programação gratuita