Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

21 de dezembro de 2024

Rio Grande recebe primeiros pontos de monitoramento da água pela Corsan

Sistema permitirá à população acessar dados sobre a qualidade da água diretamente pelo celular


Por Anelise Freitas Publicado 20/12/2024
Ouvir: 00:00
Design sem nome (45)
Foto: Divulgação

A Corsan está intensificando o controle da qualidade da água tratada e distribuída à população gaúcha com a instalação de 460 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em diversas cidades do Estado. Em 2024, Rio Grande é uma das cidades que já recebeu os primeiros terminais do projeto, que visa garantir maior transparência e confiança no abastecimento de água.

O programa, desenvolvido pela controladora Aegea, foi lançado com a instalação de 33 terminais em cinco municípios: Rio Grande, Alvorada, Santa Maria, Bento Gonçalves e Alegrete. Além de RG, outras cidades do Estado já estão sendo beneficiadas pela iniciativa que permite à população acompanhar em tempo real a qualidade da água consumida. Por meio de QR Codes nos PCQs, os moradores podem acessar relatórios detalhados dos parâmetros físico-químicos da água diretamente em seus celulares.

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Em 2024, a Companhia realizou 8,78 milhões de análises laboratoriais para monitorar a água distribuída, avaliando mais de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, a Corsan tem investido em unidades móveis e sistemas de monitoramento para ampliar ainda mais a cobertura do programa.

Com o uso de tecnologias avançadas, a Corsan monitora em tempo real o tratamento de água em 317 municípios, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), que utiliza dados automatizados para a tomada rápida de decisões em caso de alertas sobre a qualidade da água. Em 2024, o laboratório central da Companhia também foi responsável por 495 mil análises de efluentes, um passo importante na preservação ambiental e no cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento, que visa universalizar o tratamento de esgoto até 2033.

Leia também

Polícia Civil conclui Operação Taim e recupera gado furtado em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar

Desentendimento no Centro de Camaquã: homem ameaça agressão com facão