Rio Grande recebe primeiros pontos de monitoramento da água pela Corsan
Sistema permitirá à população acessar dados sobre a qualidade da água diretamente pelo celular
A Corsan está intensificando o controle da qualidade da água tratada e distribuída à população gaúcha com a instalação de 460 Pontos de Controle de Qualidade (PCQs) em diversas cidades do Estado. Em 2024, Rio Grande é uma das cidades que já recebeu os primeiros terminais do projeto, que visa garantir maior transparência e confiança no abastecimento de água.
O programa, desenvolvido pela controladora Aegea, foi lançado com a instalação de 33 terminais em cinco municípios: Rio Grande, Alvorada, Santa Maria, Bento Gonçalves e Alegrete. Além de RG, outras cidades do Estado já estão sendo beneficiadas pela iniciativa que permite à população acompanhar em tempo real a qualidade da água consumida. Por meio de QR Codes nos PCQs, os moradores podem acessar relatórios detalhados dos parâmetros físico-químicos da água diretamente em seus celulares.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Em 2024, a Companhia realizou 8,78 milhões de análises laboratoriais para monitorar a água distribuída, avaliando mais de 100 parâmetros exigidos pelas portarias de potabilidade do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, a Corsan tem investido em unidades móveis e sistemas de monitoramento para ampliar ainda mais a cobertura do programa.
Com o uso de tecnologias avançadas, a Corsan monitora em tempo real o tratamento de água em 317 municípios, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), que utiliza dados automatizados para a tomada rápida de decisões em caso de alertas sobre a qualidade da água. Em 2024, o laboratório central da Companhia também foi responsável por 495 mil análises de efluentes, um passo importante na preservação ambiental e no cumprimento das metas do Marco Legal do Saneamento, que visa universalizar o tratamento de esgoto até 2033.
Leia também
Polícia Civil conclui Operação Taim e recupera gado furtado em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar
Desentendimento no Centro de Camaquã: homem ameaça agressão com facão