Servidores municipais de Pelotas não conveniados ao Fundeb têm prazo até quarta para solicitar antecipação do 13º
Aqueles que não optarem pela antecipação terão a gratificação paga em até dez parcelas, a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2025
A Prefeitura de Pelotas informou que os servidores municipais têm até as 23h59 desta quarta-feira, 18 de dezembro, para solicitar a antecipação do 13º salário por meio de empréstimo consignado, disponível através do aplicativo Banrisul Digital ou até as 15h nas agências do banco. Aqueles que não optarem pela antecipação terão a gratificação paga em até dez parcelas, a partir da folha de pagamento de fevereiro de 2025.
Importante destacar que os encargos do empréstimo são de responsabilidade do Município, sem custos adicionais para os servidores que decidirem aderir à operação.
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Neste último ano de gestão, os Cargos em Comissão (CCs) não foram incluídos no processo, por decisão da instituição bancária. Esses servidores, assim como aposentados, pensionistas e professores e orientadores educacionais vinculados ao Fundeb, receberão a gratificação integralmente na folha de pagamento do dia 20 de dezembro. No entanto, os docentes não cobertos pelo Fundeb, incluindo os professores P3 e outras 97 matrículas, deverão recorrer ao empréstimo consignado, assim como os demais servidores.
Tira-dúvidas de acordo com a Prefeitura de Pelotas:
Quem pode solicitar o 13º salário via empréstimo?
Servidores ativos podem solicitar o benefício diretamente pelo aplicativo Banrisul Digital ou nas agências do banco.
Quem paga os juros do empréstimo?
A Prefeitura arcará com todos os encargos financeiros, garantindo que não haja custos adicionais para os servidores.
É possível optar por não realizar o empréstimo?
Sim. Caso o servidor não opte pelo empréstimo, o 13º será pago em dez parcelas corrigidas, a partir de fevereiro de 2025.
Como fica a situação de servidores com empréstimos rejeitados pelo Banrisul, em função de inadimplência?
Servidores que tiverem a solicitação de empréstimo negada pelo Banrisul devem retirar uma manifestação formal no banco, comprovando que não houve possibilidade de realizar a operação. Esse documento deve ser apresentado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), na rua General Osório, 918, até as 14h do dia 18 deste mês, para que o pagamento do benefício seja garantido no dia 20.
Servidor com portabilidade pode realizar o empréstimo?
Sim. O servidor com portabilidade pode solicitar o empréstimo sem cancelar a portabilidade. No entanto, será necessário abrir uma conta gratuita no Banrisul, para contratação do empréstimo e movimentação do valor por PIX. Para isso, é preciso apresentar documento de identificação com foto e o último contracheque disponível no Portal do Servidor.
E se o servidor não manifestar interesse até o prazo final?
Caso o servidor não manifeste interesse junto ao Banrisul até o dia 18 de dezembro ou não apresente a carta de negativa na Sarh, o pagamento será feito automaticamente em dez parcelas corrigidas, com início em fevereiro de 2025.
Leia também:
Fernando Marroni e vereadores eleitos são diplomados em Pelotas
Laura Bartz Ávila conquista a primeira colocação na Sunset Run, em Pelotas