Servidores municipais já podem solicitar o 13º via aplicativo
Sistema está disponível para pagamento da gratificação via Banrisul
A Prefeitura de Pelotas oferece aos servidores municipais a oportunidade de antecipar o 13º salário por meio de empréstimo consignado. Sobretudo o serviço, disponível até o dia 18 de dezembro, pode ser acessado diretamente pelo aplicativo Banrisul Digital ou nas agências do banco.
Facilidade e Sem Custos Extras para Servidores
📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.
Essa antecipação foi autorizada por uma lei sancionada pelo prefeito em exercício, Idemar Barz, em 27 de novembro. A Prefeitura se comprometeu a custear os encargos financeiros do empréstimo, do mesmo modo garantindo que não haja ônus adicional para os servidores municipais.
Passo a Passo para Solicitar a Antecipação pelo Aplicativo
Para solicitar a antecipação do 13º, o servidor deve baixar o aplicativo Banrisul Digital, disponível para Android e iOS. Após fazer login com os dados bancários, basta acessar o menu “Empréstimos”, selecionar “Demais Empréstimos”, depois “Servidor Municipal RS com folha de pagamento” e, finalmente, “Prefeitura de Pelotas”. O aplicativo irá exibir os valores disponíveis e as condições do empréstimo. Após confirmar os dados, a operação será finalizada.
Atendimento Especial nas Agências do Banrisul
Então para quem não tem conta no Banrisul, é necessário se dirigir até uma das agências do banco. As agências irão funcionar em horário especial, das 9h às 15h, até o dia 18 de dezembro, para facilitar a solicitação do empréstimo.
Exceções ao Benefício e Forma de Pagamento
Vale destacar que os Cargos em Comissão (CCs), aposentados, pensionistas e os professores da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), que recebem seus salários via Fundeb, entretanto, não poderão solicitar o empréstimo. Esses servidores receberão o 13º salário diretamente em folha de pagamento no dia 20 de dezembro. Porém os professores não cobertos pelo Fundeb, como os professores P3 e outras 97 matrículas, deverão recorrer ao empréstimo para antecipar o benefício.
Os servidores municipais que optaem por não solicitar a antecipação terá o 13º salário terão em dez parcelas, a partir de fevereiro de 2025.
Confira algumas dúvidas esclarecidas pela prefeitura:
Quem pode solicitar o 13º salário via empréstimo?
Servidores ativos podem solicitar o benefício diretamente pelo aplicativo Banrisul Digital ou nas agências do banco.
Quem paga os juros do empréstimo?
A Prefeitura arcará com todos os encargos financeiros, garantindo que não haja custos adicionais para os servidores.
É possível optar por não realizar o empréstimo?
Sim. Caso o servidor não opte pelo empréstimo, o 13º será pago em dez parcelas corrigidas, fevereiro de 2025.
Como fica a situação de servidores com empréstimos rejeitados pelo Banrisul, em função de inadimplência?
Servidores que tiverem a solicitação de empréstimo negada pelo Banrisul devem retirar uma manifestação formal no banco, comprovando que não houve possibilidade de realizar a operação. Esse documento deve ser apresentado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), na rua General Osório, 918, até as 14h do dia 18 deste mês, para que o pagamento do benefício seja garantido no dia 20.
Servidor com portabilidade pode realizar o empréstimo?
Sim. O servidor com portabilidade pode solicitar o empréstimo sem cancelar a portabilidade. No entanto, será necessário abrir uma conta gratuita no Banrisul, para contratação do empréstimo e movimentação do valor por PIX. Para isso, é preciso apresentar documento de identificação com foto e o último contracheque disponível no Portal do Servidor.
E se o servidor não manifestar interesse até o prazo final?
Caso o servidor não manifeste interesse junto ao Banrisul até o dia 18 de dezembro ou não apresente a carta de negativa na Sarh, o pagamento será feito automaticamente em dez parcelas corrigidas, ou seja, com início em fevereiro de 2025.
Leia também
Investigação de furto de tablet revela tráfico de drogas em Rio Grande