Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso portal, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de Privacidade.

26 de dezembro de 2024

Servidores municipais já podem solicitar o 13º via aplicativo

Sistema está disponível para pagamento da gratificação via Banrisul


Por Anelise Freitas Publicado 12/12/2024
Ouvir: 00:00
FOTO 180×720 (1)
Foto: Prefeitura de Pelotas

A Prefeitura de Pelotas oferece aos servidores municipais a oportunidade de antecipar o 13º salário por meio de empréstimo consignado. Sobretudo o serviço, disponível até o dia 18 de dezembro, pode ser acessado diretamente pelo aplicativo Banrisul Digital ou nas agências do banco.

Facilidade e Sem Custos Extras para Servidores

📱 Clique para receber notícias de graça pelo WhatsApp.

Essa antecipação foi autorizada por uma lei sancionada pelo prefeito em exercício, Idemar Barz, em 27 de novembro. A Prefeitura se comprometeu a custear os encargos financeiros do empréstimo, do mesmo modo garantindo que não haja ônus adicional para os servidores municipais.

Passo a Passo para Solicitar a Antecipação pelo Aplicativo

Para solicitar a antecipação do 13º, o servidor deve baixar o aplicativo Banrisul Digital, disponível para Android e iOS. Após fazer login com os dados bancários, basta acessar o menu “Empréstimos”, selecionar “Demais Empréstimos”, depois “Servidor Municipal RS com folha de pagamento” e, finalmente, “Prefeitura de Pelotas”. O aplicativo irá exibir os valores disponíveis e as condições do empréstimo. Após confirmar os dados, a operação será finalizada.

Atendimento Especial nas Agências do Banrisul

Então para quem não tem conta no Banrisul, é necessário se dirigir até uma das agências do banco. As agências irão funcionar em horário especial, das 9h às 15h, até o dia 18 de dezembro, para facilitar a solicitação do empréstimo.

Exceções ao Benefício e Forma de Pagamento

Vale destacar que os Cargos em Comissão (CCs), aposentados, pensionistas e os professores da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), que recebem seus salários via Fundeb, entretanto, não poderão solicitar o empréstimo. Esses servidores receberão o 13º salário diretamente em folha de pagamento no dia 20 de dezembro. Porém os professores não cobertos pelo Fundeb, como os professores P3 e outras 97 matrículas, deverão recorrer ao empréstimo para antecipar o benefício.

Os servidores municipais que optaem por não solicitar a antecipação terá o 13º salário terão em dez parcelas, a partir de fevereiro de 2025.

Confira algumas dúvidas esclarecidas pela prefeitura:

Quem pode solicitar o 13º salário via empréstimo?

Servidores ativos podem solicitar o benefício diretamente pelo aplicativo Banrisul Digital ou nas agências do banco.

Quem paga os juros do empréstimo?

A Prefeitura arcará com todos os encargos financeiros, garantindo que não haja custos adicionais para os servidores.

É possível optar por não realizar o empréstimo?

Sim. Caso o servidor não opte pelo empréstimo, o 13º será pago em dez parcelas corrigidas, fevereiro de 2025.

Como fica a situação de servidores com empréstimos rejeitados pelo Banrisul, em função de inadimplência?

Servidores que tiverem a solicitação de empréstimo negada pelo Banrisul devem retirar uma manifestação formal no banco, comprovando que não houve possibilidade de realizar a operação. Esse documento deve ser apresentado à Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Sarh), na rua General Osório, 918, até as 14h do dia 18 deste mês, para que o pagamento do benefício seja garantido no dia 20.

Servidor com portabilidade pode realizar o empréstimo?

Sim. O servidor com portabilidade pode solicitar o empréstimo sem cancelar a portabilidade. No entanto, será necessário abrir uma conta gratuita no Banrisul, para contratação do empréstimo e movimentação do valor por PIX. Para isso, é preciso apresentar documento de identificação com foto e o último contracheque disponível no Portal do Servidor.

E se o servidor não manifestar interesse até o prazo final?

Caso o servidor não manifeste interesse junto ao Banrisul até o dia 18 de dezembro ou não apresente a carta de negativa na Sarh, o pagamento será feito automaticamente em dez parcelas corrigidas, ou seja, com início em fevereiro de 2025.

Leia também

Investigação de furto de tablet revela tráfico de drogas em Rio Grande

Fifa confirma Copa de 2030 em dois continentes